Restaurantes têm harmonização de vinhos

0

Wine-Pouring-into-Glass-PhoWilliam Galvão

publicidade

De diversas nacionalidades, tipos e preços. Em Gastronomia dessa semana o leitor confere dicas de restaurantes e adegas com boas opções de vinhos, além de espaços para aprender mais sobre a bebida com degustação e harmonização.
Em Osasco foi reinaugurado no início dessa semana o Empório do Índio, agora localizado no Jardim Ypê. A casa, especializada em iguarias regionais mineiras e do interior paulista, tem uma carta de vinhos extensa. O consumidor encontra rótulos nacionais, chilenos, portugueses, argentinos, franceses e italianos, além de cervejas especiais, cachaças e bebidas da casa como o chocovodka e o cocovodka.

Segundo o dono do estabelecimento, Ricardo Oquendo Nogales, o Índio, o brasileiro está aprendendo a beber vinhos. “Os chilenos são os mais procurados, mas confesso que os suaves Monte Reale (RS) e XV de Novembro, de São Roque, têm ótima saída”, conta. Ele observa que, pelo menos no empório, “o público feminino é quem vem dando as cartas”.

publicidade

Casa tem cursos temáticos sobre vinhos

Em Barueri, o Mondo Di Vino é um misto de restaurante sofisticado e adega. Especializado em comida italiana, a cozinha é liderada pelo chef Gabriel Torres, e trabalha com o que é chamado enogastronomia, que consiste na harmonização de vinhos com a refeição. Mesmo que o cliente não saiba como fazer, a sommelière Bia Motta ajuda com indicações, além de todos os garçons também estarem preparados para isso. “De segunda a sexta tem o especial do dia, um menu de dois pratos a preço reduzido que geralmente não está no cardápio”, contou a dentista e freqüentadora do restaurante Isabela Wolf Grotto.

O Mondo Di Vino também oferece cursos para quem deseja aprender mais sobre vinhos. São aulas de introdução ao mundo dos vinhos, cursos para iniciantes e até temáticos como “Degustação: Cinema, Vinhos e Gastronomia”, curso que deve ser iniciado no próximo mês. Outras informações podem ser obtidas na página do estabelecimento na internet.
Em Cotia, o também italiano Don Camillo conta com boas opções para os apreciadores de vinho. O carro chefe da casa é o rodízio de massas, mas serve pratos a la carte e também por quilo. A casa oferece ajuda na harmonização do vinho com a refeição, além de uma loja de vinhos com rótulos de quase todos os países que produzem a bebida. O Don Camillo é ambientado em uma decoração rural, com muitas plantas e área ao ar livre.

publicidade

Empório do Índio
Av. Analice Sakatauskas, 1.189, Jd. Ipê – Osasco.
Te: 4384-7859
Facebook.com.br/emporiodoindio
Mondo DiVino
Av. Piracema, 669, Tamboré – Barueri.
Tel: 2166-9911
www.mondodivino.com.br
Don Camillo
Av. São Camilo, 580 – Cotia.
Tel: 4702-3535
www.ristorantedoncamillo.com.br

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHoróscopo
Próximo artigoReceitas e Temperos