Ricardo Dias: Adolescência da velhice

0

ricardo dias
Ricardo Dias- Jornalista, escritor e professor universitário

publicidade

O conceito de adolescência da velhice é muito usado na Gerontologia e continua atualíssimo, possível de ser aplicado em vários contextos sociais. Esse período da vida – pode acontecer mais cedo para alguns, mais tarde para outros, ou talvez não acontecer -, está localizado no espaço de tempo em que a pessoa tenta conter a inexorável passagem do tempo usando subterfúgios para aparentar ainda ser jovem.

Enquanto lá atrás, o adolescente protelou o quanto pode a entrada efetiva na vida adulta, e suas consequentes responsabilidades, na outra ponta da vida o adolescente da velhice reluta em deixar os privilégios de estar na idade adulta e busca postergar sua entrada em uma fase que é de perdas físicas e emocionais.

publicidade

É interessante observar como as pessoas se comportam nesse período. Na maior parte das vezes buscam comportar-se socialmente como faziam anos atrás. O advogado, que sempre usou paletó e gravata, e a advogada, que sempre trajou tailleur, começam a usar roupa mais esportiva e colorida. Homens retornam à moda do cabelo comprido, e mulheres cortam o cabelo curtinho, a la garçone. É quando motoristas que sempre se locomoveram em discretos veículos de quatro rodas passam circular por ai pilotando vistosas motocicletas.

E, o que muitas vezes é mais dolorido e doloroso, é quando o homem de 55/60 anos troca a esposa, companheira de toda uma vida, por duas gurias de vinte, as quais ele ainda vai acabar de criar.

publicidade

As perdas materiais e emocionais ocasionadas por isso podem ser imensas. Eu – graças a Deus – passei por essa fase sem ter cometido grandes loucuras. Agora estou na fase da maturidade da velhice, na qual ainda se é produtivo, com a vantagem de ser experiente. Daqui alguns anos – espero que muitos – chegará a fase derradeira, a da velhice da velhice, marcada por senectudes e senilidades. E você? Tem visto algum velho adolescente por ai?

Comentários