Início Opinião Rogério Lins: Em Osasco, juntos vamos vencer o Aedes aegypti

Rogério Lins: Em Osasco, juntos vamos vencer o Aedes aegypti

0

Neste início de governo, temos procurado implementar ações emergenciais em diversas áreas de atuação da Prefeitura. Tem sido assim na saúde com a contratação de profissionais para suprir a defasagem de mão-de-obra, como também no combate às enchentes com a realização de mutirões de limpeza e com a remoção de famílias de áreas críticas para que possamos iniciar obras estruturais na desobstrução de córregos e rios.

publicidade

Mas, tem uma luta que não é somente da Prefeitura ou da comunidade civil. É a luta contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite não somente a dengue, mas, também a zika vírus, chikungunya e, agora também, a febre do Mayaro, uma doença ainda mais grave, segundo os especialistas.

De acordo com dados da Vigilância Sanitária, 90% dos focos estão nas residências, sobretudo, em vasos de planta, piscinas de criança, vasos sanitários e até em tampinhas de garrafa.

publicidade

Preocupado com o combate à dengue em nossa cidade, no dia 7 de janeiro, acompanhamos de perto o primeiro mutirão contra o transmissor da dengue. Após uma palestra organizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária, mais de 100 agentes de Saúde, de estratégia de saúde da família e da Zoonoses foram a campo para vistoriar quintais, becos e lajes, orientando a todos os moradores sobre a importância desse combate em conjunto contra o Aedes aegypti.

Essa ação foi repetida no dia 14, quando acompanhamos mais um dia de combate à dengue. Dezenas de agentes da Saúde percorreram outros bairros da cidade, eliminando criadouros e recolhendo objetos como vasos abandonados, latas, placas e pneus velhos que são locais apropriados para a procriação do Aedes.

A cada ano, surge uma nova doença associada a ele e acabar com esse perigo depende de todos nós. A Prefeitura está fazendo a sua parte e continuará nessa batalha, mas, essa guerra contra o Aedes só será vencida se cada um de nós fizer a sua parte. Portanto, vamos juntos, osasquenses, unir nossas ações e eliminar qualquer possibilidade de esse mosquito se proliferar em Osasco.

publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVisão Atenta
Próximo artigoAo invés de água, é dinheiro público que tem escorrido