ROMU e novas câmeras reduzem criminalidade em Osasco, diz secretário de Segurança

11
gcm osasco
Foto: Jean Bueno

Em Osasco, os roubos em geral caíram 27,2% e os roubos de veículos diminuíram 24,3% no primeiro trimestre, com relação ao mesmo período do ano passado, entre outros índices que também tiveram redução. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do estado.

publicidade

O secretário de Segurança de Osasco, José Virgolino de Oliveira, o Coronel Virgolino, destaca a intensificação do trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM), que ganhou neste início de ano a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), uma espécie de “tropa de elite”, para a redução nos números da criminalidade.

O secretário de Segurança de Osasco, Coronel Virgolino

“A Romu está a pleno vapor. Estamos trabalhando diuturnamente com equipes instruídas pela ROTA, preparadas”, afirma Coronel Virgolino.

publicidade

Redução dos pancadões

“A Romu tem feito um excelente trabalho principalmente nas periferias, onde havia muitas reclamações de pancadões. Há ainda um trabalho muito profícuo da Polícia Militar, que tem nos ajudado muito”, diz o secretário de Segurança de Osasco.

Coronel Virgolino afirma ainda que nos últimos meses, com a ação da Guarda e da PM, “houve uma redução bastante significativa dos pancadões”. “O que vemos hoje é mais questões de perturbação do sossego, aquelas casas que insistem com som alto, aglomerações na rua que incomodam os vizinhos, mas temos tomado as medidas necessárias e coibindo”, diz.

publicidade

Cercamento eletrônico

O secretário de Segurança de Osasco destaca ainda que os índices de criminalidade no município devem continuar caindo com a entrada em funcionamento das mais de 300 câmeras de videomonitoramento inteligentes integradas aos sistemas Osasco Conecta e Detecta.

Os equipamentos, que ele ressalta que não são radares, já estão instalados pela cidade e o sistema está em fase de testes, para ser implementado em maio.

“Fizemos um cercamento eletrônico em toda a cidade. São câmeras especiais para serem utilizadas no Detecta, nada a ver com multa, com radar. Há uma integração entre sistemas e os veículos furtados ou roubados no estado, se passarem em Osasco, as câmeras acusarão e os lertas vão para a Guarda, Polícia Militar e Polícia Civil.”, explica Coronel Virgolino. “Com isso, tenho certeza absoluta que os furtos e roubos de veículos cairão”.

“Big Brother do bem”

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, definiu o novo sistema de videomonitoramento como “Big Brother do bem”. “As pessoas de bem vão ficar mais tranquilas e as pessoas mal intencionadas terão dificuldades em cometer delitos na nossa cidade”, afirmou. “Nosso monitoramento é o mesmo sistema que funciona em Barcelona, Nova Iorque e nas principais cidades do mundo”.

Rogério Lins destaca ainda o aumento dos investimentos da administração municipal em Segurança. “Aumentamos de R$ 42 milhões para R$ 77 milhões o nosso investimento no setor. Esses investimentos já começaram a apresentar os primeiros resultados”.

Comentários

11 COMENTÁRIOS

  1. Coloque luz de led em todos os bairros, não só nas avenidas principais da cidades todos os bairros pagam impostos altos, e não tem iluminação adequada, não temos saúde básica, pronto socorro sucateado, sr. Prefeito Rogério Lins, dê mais atenção para os jovens, renovem os parques disponíveis na cidade para que toda a população possa usar, durante o dia e a noite também, iluminem os parques com leds, e aproveitando, quando vão terminar o prédio da prefeitura? Ou vai deixar virar um elefante branco?

  2. Os ladrões vão roubar na frente das câmeras nas ruas principais?? Ô seu prefeito não Sei ingênuo. Moro no santa maria e o ponto de ônibus na av Victor civita tem assalto todos os dias de manha quando os trabalhadores vão pro trabalho.o radar eles colocaram em uma decida a 1,5 de distância..me responda;porque na decida??? Onde os carros desenvolvem maior velocidade? Não acredito que não seja radar pra multar carro..meu carro foi roubado rádio,bateria na minha frente e eu fiquei olhando com cara de paisagem..

  3. Eu sou moradora do Jardim Veloso e por aqui vejo sempre as viaturas do Romu principalmente na madrugada no ponto final do Ônibus, e quanto ao lixo o prefeito fez alguns eco porto onde vc pode estar descartando entulhos e móveis, e o 156 tbm da várias alternativas de descartes de lixo deixo aqui a minha sugestão 156 nunca tinha feito uso e fiquei satisfeita com o Atendimento, ainda a MUITo a fazer mas vamos tbm ajuda não só criticar obrigada

  4. LUGAR LIXO A CIDADE DE OSASCO,ENQUANTO ISSO NOSSO PREFEITO ESTÁ LÁ NO SEU CONDOMÍNIO FECHADO ARRODIADO DE SEGURANÇA TODA HORA E ENQUANTO ISSO NOS OSASQUENSSE SENDO HUMILHADO E ROUBADO TODOS OS DIAS..
    FORA AS RUAS QUE TÁ UM LIXO CHEIAS DE BURACO E ESSE PREFEITO SÓ MANDA TAMPAR OS BURACOS E ISSO QUE A GENTE QUER PRA OSASCO ????MAIS UM QUE NÃO FAZ MERDA NEM UMA???? TUDO LADRÃO

  5. LUGAR LIXO A CIDADE DE OSASCO,ENQUANTO ISSO NOSSO PREFEITO ESTÁ LÁ NO SEU CONDOMÍNIO FECHADO ARRODIADO DE SEGURANÇA TODA HORA E ENQUANTO ISSO NOS OSASQUENSSE SENDO HUMILHADO E ROUBADO TODOS OS DIAS..
    FORA AS RUAS QUE TÁ UM LIXO CHEIAS DE BURACO E ESSE PREFEITO SÓ MANDA TAMPAR OS BURACOS E ISSO QUE A GENTE QUER PRA OSASCO ????MAIS UM QUE NÃO FAZ MERDA NEM UMA???? TUDO LADRÃO

  6. Moro na região da vila Menck, nunca vi uma viatura da Romu… Meu amigo teve o carro roubado a 2 semanas no centro de Osasco, até hoje não achou.

  7. Agradeço o bom empenho do prefeito para com a segurança pública, a muito tempo não se via uma preocupação tão grande com a segurança. Espero que esse empenho fique voltado também a educação e saúde pois não adianta investimento só em segurança sendo que a educação é a mais importante para se combater criminalidade em um determinado local. Crianças ocupadas com atividades extra curriculares e com uma boa educação não tenta roubar para sobreviver, faz um mundo melhor para se viver…

    • A noite 11 horas vou buscar meu filho que está chegando do trabalho na estação Osasco e Não vejo uma viatura policial sequer. Parece que se escondem. Prefeito, coronel, saiam a noite e tentem achar uma viatura! Vão encontrar sim, na porta de padarias, posto de combustível, mercados fazendo sabem o que SEGURANÇA para estes estabelecimentos.

  8. Boa tarde Coronel Virgílio, aqui na rua Acácio Rosa da Silveira, está tendo roubos á pessoas de carro, eles abordam o carro e Roubam tudo dos passageiros, celulares, dinheiro, tudo que puderem, assaltam pedestres a qualquer hora do dia ou da noite, hoje teve um assalto as 07:40 da manhã do dia 29/04/19, peço ao Sr. que ajude-nos a se livrar destes bandidos que estão aterrorizante o nosso bairro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGCM mata suspeito de assalto a posto em Osasco
Próximo artigoPacientes Amil deixam de ser atendidos no Sino Brasileiro, em Osasco, em 21 de junho