Sai a ideologia, entra o balcão

0

A corrida pela Presidência da Republica deste ano está expondo algumas das facetas mais nefastas do processo eleitoral brasileiro. Enquanto propostas de políticas públicas, de planos de governo e realizações vão ficando em segundo plano, cedem importância a resultados duvidosos de pesquisas eleitorais, denuncismo, ataques e discursos incoerentes.

publicidade

Se algumas posições já eram por si só volúveis, como demonstrou diversas vezes a candidata Marina Silva (PSB) no primeiro turno, as contradições se acentuaram no segundo. O partido de Marina não titubeou em fechar apoio a Aécio, sem nenhum domínio da sua ex-presidenciável e sua “nova política”. Essa, por sua vez, disse um não absoluto durante a campanha, depois acenou que sim, voltou atrás, e até agora não se decidiu. Mas seu grupo político, o Rede Sustentabilidade, já programou conversa com o provável aliado, com ou sem a presença de sua representante maior!

Batalha acentua discursos de ódio, preconceituosos e perigosos

Enquanto isso, o PV, de Eduardo Jorge, engoliu a seco o discurso programático em defesa da diversidade (incluindo o casamento gay), aborto e posições progressistas quanto às drogas para discursar ao lado do “defensor da família como ela figura na Constituição”, o privatista pastor Everaldo (PSC), dando mostras mais do que claras de que a agenda consensual deu lugar ao balcão de negócios.

publicidade

Até mesmo o previsível PSOL, sempre mais à esquerda que o PT, atropelou sua liderança presidenciável, com sua titubeante neutralidade, para declarar apoio à reeleição de Dilma Rousseff.
Essa salada que enterra ideologias se transforma em batalha nas redes sociais, acentuando discursos de ódio, preconceituosos e potencialmente perigosos. Enquanto isso, desvia-se a atenção do que realmente importa: as diferenças entre os projetos que vão nortear o futuro do país.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAliados
Próximo artigoFrases