Santos e Ituano começam a decidir Paulistão neste domingo

0

Santistas comemoram gol na vitória suada por 3 a 2 sobre o Penapolense nas quartas de final do estadual / Foto: Ricardo Saibun
Santistas comemoram gol na vitória suada por 3 a 2 sobre o Penapolense nas quartas de final do estadual / Foto: Ricardo Saibun

publicidade

A primeira partida da final do Campeonato Paulista, entre Santos e Ituano, acontece neste domingo, às 16h, no Pacaembu – que também será palco do jogo de volta. É a sexta final de estadual seguida do Peixe. O Alvinegro foi campeão em 2010, 2011 e 2012 e vice em 2009 e 2013.

O surpreendente time de Itu, que disputará a Série D do Brasileirão, já venceu o estadual em 2002, quando os clubes grandes não disputaram a competição. Depois, perdeu o único “Supercampeonato” paulista para o São Paulo.

É a sexta final de Paulistão seguida do Peixe

publicidade

O técnico santista, Oswaldo de Oliveira, fala em conter a euforia da nova geração dos Meninos da Vila, com Geuvânio e cia., para não atrapalhar a busca pelo título: “O elenco do Santos é um elenco em formação, tem muitos jogadores jovens. A gente precisa trabalhar muito para que eles cresçam e estejam estáveis para entrar e decidir. Vou diminuir muito o assédio nesses meninos, a responsabilidade é minha”, disse.
Do lado do Ituano, o técnico Doriva aposta na união do elenco para fazer a diferença na decisão. “Dentro do campo o mérito é todo deles porque eles tem se doado de uma maneira tremenda. E têm feito a diferença. Este comprometimento na parte tática tem ajudado muito. Temos uma defesa sólida, mas desde o primeiro homem lá na frente o atacante inicia a marcação”, destacou.

Além do peso da camisa, o retrospecto recente do confronto confirma o grande favoritismo santista. Nos últimos dez anos, Santos e Ituano se enfrentaram 11 vezes pelo Paulistão, com nove vitórias do Alvinegro, uma do time de Itu e um empate.

publicidade

O caminho das pedras

O Santos chegou à sua sexta decisão seguida após passar, no sufoco, pelo Penapolense, por 3 a 2, com o gol da vitória nos últimos minutos, no último domingo, 30, na Vila Belmiro. Nas quartas, o Alvinegro massacrou a Ponte Preta por 4 a 0, também na Vila. Na primeira fase, o Peixe terminou na liderança geral, com 36 pontos.
Até aqui o Santos soma 13 vitórias, três empates e apenas uma derrota. São 46 gols pró e 18 contra.
O Ituano surpreendeu o Palmeiras com uma vitória por 1 a 0 no Pacaembu, na semi, domingo. Nas quartas, o clube passou pelo Botafogo-RP nos pênaltis. Na fase inicial, o clube fez 28 pontos e foi vice-líder do grupo B, o mesmo do Corinthians, que não passou da primeira fase.

Santos x Ituano
Ida: domingo, 6, 16h – Pacaembu
Volta: domingo, 13, 16h – Pacaembu

Comentários