Saúde e segurança para a população

0

Para muitas pessoas, pensar em meio ambiente significa apenas proteger as árvores, os rios e os animais. Um erro comum e perigoso. Poucos entendem que a nossa cidade é o nosso habitat. Cuidar do meio ambiente é prestar serviços para que a vida, aqui e agora, seja viável.

publicidade

Meio ambiente é segurança e saúde. Posso provar. O desrespeito às questões ambientais custa vidas e dinheiro. Falta d’água, desabamentos, enchentes, trânsito, doenças. As principais preocupações da população estão profundamente ligadas às questões ambientais. Até a economia. Uma cidade com todos esses problemas certamente irá deixar de atrair empresas, investimentos, empregos.
As árvores são um grande exemplo disso. Muitos acreditam que cuidar das árvores não é uma prioridade, que só traz benefícios para o futuro, ou que precisamos proteger apenas as árvores da Amazônia.
Muitos são os benefícios das árvores. Mas hoje sabemos que o maior deles é a água. Isso mesmo! As árvores são grandes fontes de água. Pelas raízes elas absorvem a água do solo e, pela transpiração das folhas, devolvem essa umidade para o ar. Umidade que gera a chuva que tanto precisamos.

Uma única árvore pode bombear centenas de litros de água para a atmosfera por dia! Cada árvore cortada na calçada da sua casa, em nossa Mata Atlântica ou na Amazônia faz toda a diferença. Para o clima do continente, para a indústria e produção de alimentos e para que haja água na torneira da nossa casa.

publicidade

Em Barueri temos ainda muitas calçadas sem árvores e algumas áreas de Mata Atlântica. Ainda temos a oportunidade de fazer mais.
Por isso protegemos sim a natureza, mas não apenas para que ela se mantenha intocada e bela. Mas também para que a gente tenha água para beber e para manter as indústrias funcionando. Para que a poluição do ar não cause doenças. Para transformar lixo em renda e energia. Enfim, para que a vida na nossa cidade seja segura, saudável e confortável.

Aparecido Pires de Castro (o “Tio Cido”) é geógrafo, gestor ambiental e Secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri.

publicidade

Comentários