Início Cidades Saúde e segurança para a população

Saúde e segurança para a população

0

Para muitas pessoas, pensar em meio ambiente significa apenas proteger as árvores, os rios e os animais. Um erro comum e perigoso. Poucos entendem que a nossa cidade é o nosso habitat. Cuidar do meio ambiente é prestar serviços para que a vida, aqui e agora, seja viável.

publicidade

Meio ambiente é segurança e saúde. Posso provar. O desrespeito às questões ambientais custa vidas e dinheiro. Falta d’água, desabamentos, enchentes, trânsito, doenças. As principais preocupações da população estão profundamente ligadas às questões ambientais. Até a economia. Uma cidade com todos esses problemas certamente irá deixar de atrair empresas, investimentos, empregos.
As árvores são um grande exemplo disso. Muitos acreditam que cuidar das árvores não é uma prioridade, que só traz benefícios para o futuro, ou que precisamos proteger apenas as árvores da Amazônia.
Muitos são os benefícios das árvores. Mas hoje sabemos que o maior deles é a água. Isso mesmo! As árvores são grandes fontes de água. Pelas raízes elas absorvem a água do solo e, pela transpiração das folhas, devolvem essa umidade para o ar. Umidade que gera a chuva que tanto precisamos.

Uma única árvore pode bombear centenas de litros de água para a atmosfera por dia! Cada árvore cortada na calçada da sua casa, em nossa Mata Atlântica ou na Amazônia faz toda a diferença. Para o clima do continente, para a indústria e produção de alimentos e para que haja água na torneira da nossa casa.

publicidade

Em Barueri temos ainda muitas calçadas sem árvores e algumas áreas de Mata Atlântica. Ainda temos a oportunidade de fazer mais.
Por isso protegemos sim a natureza, mas não apenas para que ela se mantenha intocada e bela. Mas também para que a gente tenha água para beber e para manter as indústrias funcionando. Para que a poluição do ar não cause doenças. Para transformar lixo em renda e energia. Enfim, para que a vida na nossa cidade seja segura, saudável e confortável.

Aparecido Pires de Castro (o “Tio Cido”) é geógrafo, gestor ambiental e Secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBrasil gera 101 mil postos de trabalho em agosto
Próximo artigoVisão na Rede