Início Cidades Secretário de Educação pede demissão após crise das escolas

Secretário de Educação pede demissão após crise das escolas

0

Da Rede Brasil Atual

publicidade

Herman Voorwald não é mais o secretário da Educação de São Paulo. Segundo a Folha de S.Paulo, ele pediu para deixar a pasta depois de o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciar hoje (4) a suspensão na reorganização das escolas estaduais. Voorwald estava no cargo desde 2011.

O recuo de Alckmin foi feito poucas horas depois de divulgação da pesquisa Datafolha que aponta a pior popularidade do tucano, com 30% de ruim/péssimo, superando pela primeira vez sua taxa de aprovação (28%).

publicidade

Do total de entrevistados, 61% responderam ser contra as mudanças promovidas pelo governo; entre os mais jovens, são 69%. A maioria (55%) manifestou apoio às ocupações de escolas iniciadas em 9 de novembro. A pesquisa foi feita nos dias 25 e 26, há mais de uma semana, e seu resultado foi publicado somente hoje (4), dia de menor circulação de jornais e de queda de audiência na internet.

O levantamento também aconteceu antes do vazamento de áudio em que o chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Fernando Padula, orienta diretoria de ensino a ir à guerra contra os movimentos de estudantes pela revogação do projeto de “reorganização” escolar. Ou seja, a tendência seria a reprovação ao governo tucano despencar ainda mais.

Nos últimos dias, ações repressivas e violentas da Polícia Militar contra estudantes passaram a se intensificar. Mas no dia de hoje, até mesmo veículos tradicionalmente alinhados ao governador exibiram em tempo real uma abordagem mais negativa para o governo. Exageros da polícia e ausência de diálogo foram termos empregados com frequência.

publicidade