Segundo trimestre tem queda no desemprego

0

Dados do IBGE mostram que taxa caiu de 7,1% para 6,8% no segundo trimestre / Foto: Marcello Casal Jr/ABr
Dados do IBGE mostram que taxa caiu de 7,1% para 6,8% no segundo trimestre / Foto: Marcello Casal Jr/ABr

publicidade

Nesta quinta-feira, 6, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e revelou que a taxa média de desemprego no Brasil caiu no segundo trimestre para 6,8% ante 7,1% no primeiro e 7,4% no mesmo período do ano passado.

Nordeste é região que mais reduziu desemprego

Segundo o IBGE, no segundo trimestre deste ano, 92,1 milhões de pessoas estavam ocupadas e 6,8 milhões, desocupadas.
Os dados mostram aumento do nível de ocupação da população (porcentagem de pessoas trabalhando no período) na comparação com o primeiro trimestre de 2014. A taxa subiu a 56,9%, contra 56,7% do primeiro trimestre de 2014. Mas ficou igual ao segundo trimestre de 2013 (56,9%).

publicidade

Houve, no entanto, um aumento expressivo em relação ao percentual de postos de trabalho formais, que registraram crescimento de 5,1% no período de um ano. Em um ano, o mercado de trabalho teve um acréscimo de mais de 1,5 milhão de vagas de trabalho com carteira assinada.
No 2º trimestre de 2014, 78,1% dos empregados do setor privado tinham carteira de trabalho assinada, apresentando avanço de 1,7 ponto percentual em relação ao 2º trimestre de 2013. No mesmo período de comparação, a proporção dos empregados do setor privado com carteira assinada aumentou em todas as regiões, exceto na Centro-Oeste. Além disso, entre os trabalhadores domésticos, a pesquisa mostrou que 31,7% deles tinham carteira de trabalho assinada.

publicidade
Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorReceitas e Temperos
Próximo artigoMetalúrgicos fazem assembleia