Início Cidades Seu celular será atualizado para o Android 9 (Pie)?

Seu celular será atualizado para o Android 9 (Pie)?

1
android 9 pie

Lançado oficialmente no início de agosto do ano passado, o Android 9 Pie vagarosamente começou a ser incorporado aos aparelhos lançados até o final do ano passado e início deste. Usuários de modelos mais antigos, principalmente os topos de linha (ou flasgships), além de intermediários e intermediários premium ficam na expectativa de atualização. Mas será que o seu smartphone será atualizado para a nova versão Android 9 Pie?

publicidade

Os celulares com o sistema Android, da Google, são os queridinhos dos brasileiros. Seja pelo preço mais flexivel ou pela maior liberdade de personalização, superam de longe os dispositivos iOS da Apple ou outros sistemas.

Mas uma das grandes queixas dos usuários é a fragmentação da plataforma, que faz com que entre os milhões de aparelhos em uso, haja uma infinidade de versões do software Android em execução, o que às vezes representa uma grande dor de cabeça para desenvolvedores e para os próprios usuários na hora de criar ou atualizar um aplicativo.

publicidade

A chegada de cada nova versão do Android traz a expectativa de novas funcionalidades no sistema, melhorias de desempenho e, quem sabe, economia de bateria. Não foi diferente com a versão Android 9 Pie.

Quem não teve a felicidade de comprar um dispositivo recém lançado já com a nova versão deve ficar atento à programação dos fabricantes quando às datas de atualização.

Geralmente o processo é simples, através do sistema OTA (Over-The-Air): surge uma notificação de atualização disponível que, quando clicada, inicia o processo de download e instalação.

publicidade

É importante manter o dispositivo atualizado porque, além das novas funcionalidades e compatibilidade com novos aplicativos, a instalação costuma integrar também importantes pacotes de correção de falhas (correção de bugs) e de segurança.

O tempo de liberação das atualizações pode variar dentro de uma mesma linha de smartphones. Em geral isso acontece para não sobrecarregar os servidores dos fabricantes e, também, devido às personalizações de operadoras.

Aparelhos liberados com o sistema original pela fabricante, sem as inclusões de aplicativos e modificações das operadoras, geralmente são os primeiros a receberem as atualizações. Desde o ano passado, alguns fabricantes ingressaram no Project Treble, da Google, que agiliza e facilita a atualização sem grandes complicações.

publicidade

Mas poucas marcas e modelos à venda no Brasil de fato aderiram ao programa. Em velocidade de atualização, os integrantes do projeto só ficam atrás dos modelos de smartphones da própria Google (a linha Pixel), que não são encontrados oficialmente por aqui.

A versão mais recente do Android vem com novidades que prometem agradar os usuários. Entre elas um sistema de bateria adaptativa que promete melhorias no gerenciamento de energia e mais tempo de duração da bateria, um modo noturno (ou dark mode) nativo, navegação por gestos, entre outras funcionalidades.

Como ficaram as atualizações dos principais fabricantes no Brasil

Motorola

publicidade

A Motorola foi uma das primeiras marcas com presença por aqui a iniciar seu programa de atualização, já a partir do último trimestre de 2018. Como acontece quase sempre, a preferência foi dada aos topos de linha no país (linhas Moto Z3 e Z2), mas chegou relativamente rápida ao descontinuado Moto X4, integrante do Project Treble.

A marca confirmou atualização para: Moto Z3, Moto Z3 Play, Moto Z2 Play, Moto Z2 Force, Moto X4, Moto G6, Moto G6 Play e Moto G6 Plus. A linha Moto G6 começou a receber a novidade na última semana de fevereiro. Lançamento relativamente recente, o Motorola One foi também um dos primeiros a receber a atualização.

Sony

publicidade

A Sony anunciou a atualização para o Android 9 Pie a partir de novembro do ano passado, mas alguns aparelhos no Brasil, da linha XA2, ainda aguardam. Na Rússia, o início da atualização no final de fevereiro trouxe problemas para os usuários dos aparelhos Xperia XA2 e XA2 Ultra.

A marca já confirmou atualização para os modelos Xperia XZ2, Xperia XZ2 Premium, Xperia XZ2 Compact, Xperia XZ Premium, Xperia XZ1, Xperia XZ1 Compact, Xperia XA2, Xperia XA2 Ultra e Xperia XA2 Plus.

Asus

publicidade

No calendário da Asus só constava a atualização para os aparelhos da linha Zenfone 5, marcada genericamente para o primeiro trimestre de 2019.

De fato, as notificações da marca para os usuários brasileiros já começaram a chegar em janeiro, destinadas aos smartphones Asus Zenfone 5 Selfie, Zenfone 5 Selfie Pro, Zenfone 5Z e Zenfone 5. A rumores, no entanto, de que a marca estenda o benefício também para a linha Zenfone 4.

Samsung

publicidade

A coreana Samsung é conhecida por segurar as informações sobre atualizações de aparelhos, restringindo-se ao anúncio dos topos de linha. Por isso revelou de pronto apenas os planos para atualização os lançamentos de 2018 Samsung Galaxy S9, Samsung Galaxy S9 Plus e Samsung Galaxy Note 9.

Agora em fevereiro, no entanto confirmou o Android 9 Pie nos topos de linha de 2017 Galaxy S8 e Galaxy S8+ na Europa. A linha S9 já começou a receber a novidade em terras brasileiras. Mesmo assim, a conta-gotas. Com a atualização, chega também a nova interface One UI, bastante aguardada pelos usuários.

LG

publicidade

A LG só publicou seu primeiro calendário de atualizações em janeiro deste ano. A fabricante não é das mais rápidas nas atualizações. Mesmo assim, os usuários do topo de linha LG G7 ThinQ puderam comemorar a liberação da atualização antecipada para o início do ano, quando era esperada apenas para março.

No calendário LG constam os modelos: LG G7 ThinQ e LG V35 ThinQ, com atualização no 1° trimestre de 2019; LG V40 ThinQ, LG V30 e LG V30s, no 2° trimestre; LG G6, LG V20 e LG Q8 (modelos de 2018), com atualização no 3° trimestre de 2019, e finalmente LG Q9 e LG X5, com atualização prevista para o 4° trimestre.

publicidade