Sim, nós queremos mais.

0

“A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte”…
Comida-Titãs

publicidade

Estamos no mês de maio. É o mês das mães e também do trabalho. E todos nós sabemos o quanto existe de semelhança entre ambos. No calendário, são dois momentos que guardo sempre com muito respeito.
Desde a minha infância aprendi a admirar o trabalho incansável das mães, cujas vidas sempre são verdadeiras provas de obstinação para garantir tranquilidade e conforto para seus filhos. E de outro modo, quando iniciei minha trajetória no movimento sindical passei a valorizar o orgulho que trabalhadores e trabalhadoras tem pelo dia Primeiro de Maio. E sempre lembro que nestas datas precisamos celebrar a vida.
Mas queremos de fato uma vida cada vez mais verdadeira, mais justa e equânime. E para que isto aconteça de fato, sei que ainda haverá muito a ser feito para que o trabalho tenha a valorização que merece.

É por essa razão que tenho muita satisfação de lembrar que no último dia 5 de maio a Secretaria do Trabalho de Osasco abriu oficialmente o processo de construção de uma “agenda do Trabalho Decente” na cidade.
Há quem possa se perguntar: Trabalho decente, o que é isso?
E para que não existam dúvidas, digo que essa iniciativa de vanguarda que realizamos na cidade é resultado de um processo liderado internacionalmente pela OIT – Organização Internacional do Trabalho.

publicidade

No ano passado, nossa Secretaria realizou um Seminário para discutir o assunto em parceria com o DIEESE.
E agora estamos empreendendo um caminho em que todos serão convidados a se engajar; trabalhadores das diferentes categorias profissionais, empresários dos vários segmentos, o governo e as instituições educacionais. Como nos lembra o poeta: “vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois”.
Agora é seguir em frente. Realizaremos uma série de encontros, seminários e fóruns para que no final deste ano aconteça com pleno sucesso a Primeira Conferência Municipal do Trabalho Decente de Osasco. Vamos à luta, pois queremos sempre mais.

Mônica Veloso é diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco

publicidade

Comentários