Simulador de direção será obrigatório em 2014

22

 Simulador-de-direção_1---M3Carol Nogueira

publicidade

Os Centros de Formação de Condutores (CFC) de todo o país têm até o dia 31 de dezembro para implantar simuladores de direção nos cursos de formação de motoristas da categoria B. A medida foi proposta pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da resolução 444/2013, em vigor desde junho.

Antes de ir às ruas, alunos terão cinco aulas no simulador

Os CFCs só poderão utilizar os simuladores homologados pelo Denatran e o equipamento poderá ser compartilhado por duas ou mais autoescolas. Apenas quatro empresas foram certificadas: Pró Simulador, Real Drive, Real Simulador e Indra Esteio Sistemas.

publicidade

Além das aulas teóricas e prova escrita, os alunos farão pelo menos cinco aulas de 30 minutos, envolvendo desde conceitos básicos de condução e segurança até situações adversas, como congestionamento e situações de risco.
No início deste mês a autoescola Ângela, em Osasco, recebeu e disponibilizou para teste o aparelho da Real Simulador. O simulador funciona mediante biometria do instrutor e aluno e amparo do cinto de segurança. Vale destacar que todas as aulas no simulador serão monitoradas pelo Detran e Denatran.

Aparelho coloca aluno em condições de adversidade / Fotos: Eduardo Metroviche
Aparelho coloca aluno em condições de adversidade / Fotos: Eduardo Metroviche

Repórter relata sua experiência

publicidade

O simulador é projetado para que os alunos sintam-se dirigindo um carro com todos os seus elementos. O cockpit tem três telas de 32 polegadas na frente, simulando retrovisores central e laterais, o trânsito nas ruas, estradas e diversas condições climáticas como neblina, tempestade e pouca visibilidade à noite.

A jornalista Carol Nogueira, que não é habilitada, teve a oportunidade de testar o simulador com a orientação de um instrutor de trânsito. “Apesar de ter a aparência de um vídeo game, o simulador deixa a sensação de dirigir um carro e permite que o condutor, que nunca dirigiu ou tem medo, fique mais seguro por dirigir sem estar no estresse da rua. É um aparelho educativo, pois possibilita a observação e correção do erro”, relatou.

Comentários

22 COMENTÁRIOS

  1. Eu sou instrutor em uma Auto Escola e acho que o simulador até é interessante em alguns aspectos. Pode até ajudar quem tem muita dificuldade em aprender a dirigir, que tem medo, mas não vai resolver o problema nem diminuir os acidentes de trânsito. O simulador não deveria ser obrigatório, e sim, um algo a mais que a Auto Escola tivesse para oferecer ao seu aluno, e com um preço bem mais acessível que não precisasse repassar ao usuário. O problema na grande maioria dos acidentes de trânsito, cerca de 90 %, está relacionado mais com a falta de consciência do condutor, a falta de cumprimento das leis , que a falta de habilidade. Infelizmente será mais uma tentativa em vão para conter os altos indices de acidentes de trânsito. Essa medida acaba prejudicando, tanto Auto Escola como alunos.

  2. PALHAÇADA, e os burro aqui pagando pra muitos ficar de boa, pelo amor de Deus, tá na cara que isso é só pra pegar mais dinheiro de nós os trouxas, por que agora aquele bando de faz nada não sai nas ruas protestar contra essa PALHAÇADA. Quero saber quem são os responsáveis por essa m…… ME SENTINDO INDIGNADA E BURRA POR SER OBRIGADA A PAGAR ESSA P…..

  3. AS AUTOESCOLAS NAO SAO A FAVOR ,PORQUE NAO VAI MELHORAR EM NADA A CAPACITAÇAO DO ALUNO .O QUE FALTA NO BRASIL E EDUCAÇAO DE TRANSITO DESDE A ESCOLA BASICA !!!!

  4. Isso é uma palhaçada que uma vídeo game ajudará em alguém aprender a dirigir, mas como vivemos em um país onde o dinheiro fala mais alto… Como instrutor de trânsito, vai ai a minha participação e indignação por esse bando de idiotas fazerem o que fazem!!

  5. Não há nada de conveniente para as Auto Escolas, pelo contrário. Isso só vai causar transtornos e gastos. É conveniente para as empresas que fabricam essas máquinas, com certeza quem criou essa lei absurda deve estar ganhando uma boa comissão pelas vendas.

  6. podem ter certeza… algum politico está levando e muito. Simulador de carro 1.0, custar quase o mesmo valor de um simulador de avião. otário os CFCs que ja adquiriram. é compactuar com o errado, simulador bom é aquele em que o aluno sai dirigindo real

  7. Gustavo Oliveira, as auto escolas vao ter q comprar obrigadas um simulador q na realidade ninguem quer mas é uma lei,elas também vão ter prejuizos,vc sabe quanto custa isso? um espaço para colocar? um profissional para estar a disposiçao e tudo isso por obrigatoriedade e nao por escolha propria,claro q o preço vai aumentar quem criou este simulador com certeza nao tem nenhuma ideia de como é ensinar uma pessoa a dirigir,e nem como os alunos ficam ansiosos em sair para a rua….nao é culpa das auto escolas…

  8. Quero urgente alguém responsável por essa palhaçada aqui me convencendo que irá surtir o efeito que eles estão anunciando. Isso é caixa dois pra campanha política, lembram do kit de primeiros socorros…???

  9. seria muito mais vantajoso e com um custo bem menor se aumentassem a quantidade de aulas praticas,ao invés de apenas brincar de motorista em um simulador " ou em maquina caça niqueis"

  10. Gustavo Oliveira seria uma exelente ferramenta se fosse um simulador de moto não é mesmo, acho que é muito mais perigoso aprender a andar de moto do q de carro, e eles inventam o simulador de carro, vai entender! so pra roubar a gente mesmo.

  11. Excelente ferramente para vocês donos de auto escolas ganharem mais dinheiro . ! pensa bem ,se uma pessoa que faz as aulas e testes em carros normais de verdade já fazem besteira,imagina nessas merdinhas que vocês inventaram para ganhar mais dinheiro. me poupe, meu sonho é tirar minha habilitação pois gosto muito de carro,mas tô vendo que será quase impossivel por conta dessas porcarias !

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMais prazo para quitar dívidas
Próximo artigoAssociação é autorizada a desenvolver projeto