Início Cidades Carapicuíba Site usa nome do Poupatempo para enganar vítimas

Site usa nome do Poupatempo para enganar vítimas

0
Site cobra R$ 24,90 para agendar serviço que é gratuito no Poupatempo

A Prodesp, empresa do governo de São Paulo que faz a gestão do programa Poupatempo, alerta a população para a ação de golpistas que usam o nome da empresa e também do Poupatempo para golpes por carta e pela internet.

publicidade

Usuários do Poupatempo estão sendo enganados por um site que cobra taxa de R$ 24,90 para fazer agendamento de horário no órgão. O site é de um despachante virtual que oferece serviços relacionados a documentos e induz as vítimas a pagarem falsas taxas bancárias.

O Poupatempo vem orientando as vítimas a registrar Boletim de Ocorrência e encaminhou a denúncia para o Ministério Público.

publicidade

O agendamento no Poupatempo é grátis, pessoal e intransferível, e pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo SP Serviços, que reúne todos os serviços eletrônicos do Governo do Estado de São Paulo.

Outros canais para agendamento são o atendende virtual Poupinha, disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo, e os totens de autoatendimento disponíveis dentro e fora dos postos Poupatempo (endereços no site).

Os usuários também podem optar pelo atendimento eletrônico pelo telefone, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana: de telefone fixo, pelos números (11) 4135-9700 (Capital e Grande São Paulo) ou 0300 847 1998 (demais municípios do estado de SP). Nas ligações de celular, o telefone é o (11) 4135-9700 (todos os municípios do estado de SP).

Falsa ação coletiva

publicidade

Nos últimos dias, várias pessoas têm recebido cartas pelos correios supostamente enviadas pela Prodesp, com a falsa informação de que os destinatários teriam valores a serem recebidos, resultantes de uma ação coletiva movida contra fundo de pecúlio e pensão.

A Prodesp esclarece que não é responsável pelo envio dessas cartas, e que os remetentes estão tentando aplicar golpes, pedindo depósitos em dinheiro a uma conta bancária.

O superintendente da Prodesp, Ernesto Mascellani Neto, destacou que a empresa não envia cartas pedindo depósitos (assista vídeo abaixo). Ele colocou os canais oficiais à disposição de quem receber a correspondência enviada por estelionatários. Os postos Poupatempo também foram colocados à disposição para esclarecer dúvidas, disse ele.

publicidade

Todas as informações sobre a Prodesp devem ser consultadas nos canais oficiais da empresa, que são o site www.prodesp.sp.gov.br, o teleatendimento (0800-726-2277), ou ainda os postos do Poupatempo.

publicidade