Sucos detox amenizam os excessos das festas

0

suco-ressacaApós as festas de Natal e Réveillon muita gente começa o ano com alguns quilos a mais e já procura as dietas para não fazer feio no Carnaval. Ao exagerar na quantidade dos alimentos e bebidas o corpo sofre as consequências.Excesso de gordura, álcool, sal e açúcar podem ser sinônimos de cansaço, gases, retenção de líquido, e claro, ganho de peso.
A boa notícia é que alguns alimentos funcionais ajudam na desintoxicação e recuperação do organismo. Gastronomia dessa semana traz uma seleção de receitas dos sucos detox, a onda do momento, além de lugares onde você pode encontrá-los na região.

publicidade

Substâncias auxiliam na desintoxicação

A nutricionista Andrea Frias, PhD em nutrição pela USP, explica que os sucos têm ação desintoxicante e ajudam o corpo a se restabelecer rapidamente após um período de excessos. “Sucos preparados com vegetais e frutas como a couve, cenoura, espinafre, salsa, laranja, maçã, frutas vermelhas etc, são ricos em fibras e substâncias com ação antioxidante e detoxificante, e ajudam a eliminar toxinas e enxugar medidas. O chá verde e o chá de hibiscus também podem ajudar, já que possuem ação diurética e facilitam a eliminação de substâncias tóxicas ao organismo”, afirma.
Além disso, Andrea recomenda nesse período uma alimentação adequada à base de alimentos e bebidas leves. “O processo de desintoxicação envolve a retirada de alimentos industrializados do cardápio, além de alimentos refinados, ricos em sal, açúcares e aqueles providos de aditivos alimentares e gorduras prejudiciais à saúde”, esclarece.

Achar as frutas e vegetais necessários para preparar os sucos detox nem sempre é tarefa fácil. Por isso, algumas empresas lançaram produtos para preparação instantânea. A Sanavita, por exemplo, tem a linha Detox Green (suco verde), Detox Verão (com betacaroteno), Detox Goji (goji e açaí), Detox Red (suco vermelho) e Detox Pink (suco rosa), desenvolvidos com vegetais e frutas com ação detoxificante, em combinações com a couve, laranja, espinafre, maçã, blueberry, salsa, gengibre, cranberry, romã, gojiberry, blueberry, etc. Os potes com 300g saem por R$ 53,90 no site www.natue.com.br.
Já a Unilife tem a linha Biodream de sucos detox, que conta com ingredientes como, extrato de blueberry, extrato de chá verde, gengibre, limão, extrato de gojiberry, extrato de romã, extrato de graviola, extrato de amora, semente de chia, extrato de lichia, extrato de espinafre, extrato de couve e um mix de vitaminas e minerais. O pote com 220g custa R$ 33,90 no site www.lojarelvaverde.com.br.

publicidade

suco-detox-detox-suco-com-gAlgumas redes de lojas são especializadas nos sucos, inclusive os detox. A Suco Bagaço tem unidades nos shoppings União de Osasco, Tamboré e Parque Shopping, em Barueri. A rede está com uma promoção para o café da manhã: até às 11h30 o cliente compra 1 suco e leva 2.
A Sabor em Pedaço, apesar de ser uma pizzaria, traz também uma grande variedade de sucos naturais, inclusive com frutas menos comuns, mas muito saborosas, como a siriguela, graviola, mangaba, pitaia, umbú, entre outras. Há também combinações de frutas. A rede tem uma unidade no shopping União.

Receitas
Selecionamos também algumas receitas para você fazer em casa.

publicidade

Suco de couve, pepino e maçã
Ingredientes:
1 folha de couve
Suco de ½ limão
1 pedaço pequeno de pepino sem casca e sem semente
1 maçã vermelha sem casca
150 ml (cerca um copo) de água de coco
Bata tudo no liquidificador e beba sem coar.

Suco de laranja com gengibre
Ingredientes:
1 laranja sem a polpa branca
Suco de ½ limão
1 maçã gala ou Fuji
1 pedaço de gengibre (do tamanho de uma moeda)
1 folha de couve
½ copo de água
Bata tudo no liquidificador e beba sem coar.

Suco de couve, salsinha e abacaxi
Ingredientes:
1/4 de folha de couve
1 colher de sopa de salsinha
1 fatia de abacaxi
Bata tudo no liquidificador e beba sem coar.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorReceitas e Temperos
Próximo artigoVagas abertas para cursos gratuitos