Taboão pode ter clínica veterinária pública

0
Dono terá que ter renda inferior a três salários mínimos / Foto: eduardo Metroviche

Dono terá que ter renda inferior a três salários mínimos / Foto: eduardo Metroviche
Dono terá que ter renda inferior a três salários mínimos / Foto: eduardo Metroviche

publicidade

A Câmara de Taboão da Serra aprovou neste mês, por unanimidade, projeto de lei que determina a criação de uma clínica veterinária pública municipal. A proposta prevê os seguintes procedimentos gratuitos: castrações, vacinações, partos e atendimentos clínicos.

“Os animais também merecem um tratamento digno e honrado”, afirma o autor da proposta, vereador Eduardo Nóbrega (PR). O projeto foi encaminhado para sanção ou veto do prefeito Fernando Fernandes (PSDB).
As clínicas veterinárias públicas são reivindicação de movimentos de defesa animal e já foram implantadas em cidades como São Paulo.

“Animais também merecem um tratamento digno”

publicidade

“Pessoas carentes e protetores de animais, que não teriam condições financeiras para arcar com o tratamento dos seus tutelados, conseguem um tratamento”, destaca Leandro Firoitta Neves Ferro, o Leandro Ativista, do Ativismo.com – Mídia e Coletivo Defesa Animal e do movimento Odeio Rodeio.

“As clínicas veterinárias públicas são muito bem vindas. Contudo, ressalta-se que o poder público já poderia executar certas medidas para mitigar o problema de animais abandonados”, avalia ele, que cobra mais ações como campanhas de castração e de adoção de animais abandonados. “As clínicas, juntamente com essas medidas, trarão avanços ao bem-estar animal”.
O projeto de lei taboanense estabelece que, para a utilização dos serviços da clínica veterinária municipal, o dono do animal deverá ter renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos, estar regularmente cadastrado e comprovar residência no município.

publicidade

Comentários