Tapioca no prato do paulistano

0

Pudim de tapioca acompanha frutas e leite condensado
Pudim de tapioca acompanha frutas e leite condensado

publicidade

Carol Nogueira

De origem indígena, muito comum nas regiões Nordeste e Central do Brasil, a tapioca vem ganhando os paladares paulistas com opções salgadas e doces. Produzida a partir da farinha de mandioca, que também é conhecida como aipim ou macaxeira, é uma grande fonte de energia, vitaminas B e C, sais minerais e não contém glúten. A mania pela iguaria abriu espaço para os quiosques de rua, que usam a criatividade para rechear as tapiocas.

publicidade

Em Osasco, desde 1999, existe a Tapioca do Ju, que começou com um carrinho em uma lanchonete do centro da cidade e há seis anos funciona em um quiosque no Walmart. O cardápio oferece 55 opções de recheio, entre salgadas e doces, como pernil, muçarela, tomate e cebola, carne moída com catupiry, carne seca com muçarela e escarola, muçarela e bacon, ou a tapioca maluca com cinco recheios a escolha do freguês.

Na versão doce é possível degustar: morango com chocolate, Romeu e Julieta, banana com canela e leite condensado, e coco com doce de leite. O local também comercializa pudim de tapioca com frutas e leite condensado e pudim caramelizado. De acordo com o proprietário, Juscelino Rodrigues de Barros, são vendidas cerca de 600 tapiocas por dia.

publicidade

Tapioca-de-carne-secaJá o Empório da Tapioca está localizado no Top Shop da Vila Yara e oferece um cardápio variado do prato, como calabresa com cheddar, presunto e muçarela, banana com doce de leite, ou mais simples, apenas com manteiga e sal. A Granja Vianna Tapioca é um quiosque localizado no Walmart de Cotia e tem tapiocas nos sabores nutella com morango, coco com leite condensado, frango com catupiry, carne seca com queijo entre outras.

Serviço
Tapioca do Ju
Avenida dos Autonomistas, 1.828, Centro – Quiosque 15

Empório da Tapioca
Avenida dos Autonomistas, 500, Vila Yara

Granja Vianna Tapioca
Rodovia Raposo Tavares, 23,3, Granja Viana – Piso 1

Comentários