Toyota projeta em 2019 novos recordes em produção e vendas no Brasil

Toyota projeta em 2019 novos recordes em produção e vendas no Brasil

0
Compartilhar
Foto: divulgação

A Toyota está bastante otimista para 2019 no país. A empresa projeta novo aumento de vendas da ordem de 9,5% sobre o ano passado. Após concluir 2018 com o melhor desempenho de sua história no Brasil, quando registrou mais de 200 mil unidades comercializadas, neste ano a companhia prevê comercializar 219 mil unidades.

Publicidade

“Para cumprir a meta, a Toyota segue firmemente orientada pelo propósito de buscar o sorriso e a satisfação de seus clientes por meio da oferta de melhores produtos, serviços e soluções sob medida para suprir as expectativas e a crescente demanda dos consumidores no território nacional”, afirma a empresa.

Com suas unidades industriais instaladas no País operando em capacidade plena, a Toyota do Brasil deve atingir volume de produção de 225 mil veículos, 7,6% maior que em 2018, período em que as fábricas totalizaram pouco mais de 209 mil veículos produzidos, recorde histórico para a companhia.

Deste volume, 28,2% será exportado para os parceiros comerciais da América Latina. O percentual corresponde a quase 65 mil unidades de tudo o que a Toyota vai produzir localmente. Atualmente, na lista de destinos do compacto Etios e do sedã médio Corolla estão seis países, enquanto o Yaris, lançado em junho de 2018, deu início à sua trajetória internacional em agosto, chegando à Argentina. Em janeiro deste ano, o compacto premium passou a ser exportado também para a Colômbia.

América Latina

O bom momento das exportações da Toyota está em linha com o crescimento de vendas da empresa na região. No total, mais de 400.000 veículos Toyota foram comercializados na América Latina em 2018, crescimento de 5% sobre 2017. Adicionalmente, a região contribuiu com 14% do crescimento da empresa em todo o mundo.

Publicidade

“Em 2013 a Toyota iniciou seu plano de regionalização na América Latina e agora podemos ver os frutos dessa iniciativa. No ano passado, em comparação com 2012, nossa produção na região cresceu 87%, as vendas aumentaram em 37% e nosso market share saltou de 5,2% para 9,5%. Sonhos como este só acontecem quando trabalhamos juntos como um time e uma região. Nós queremos seguir colaborando e sermos cada vez mais competitivos em nível global”, afirma Steve St.Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.

Investimentos consolidados em 2018

Em 2018, a Toyota celebrou 60 anos no território nacional com atuação protagonista na indústria brasileira. Foi exatamente neste período que a marca concluiu um ciclo de mais de R$ 2,6 bilhões em investimentos, anunciados ao longo dos últimos três anos, com o intuito de aprimorar operações e ampliar oferta aos consumidores brasileiros.

Deste montante, R$ 1,6 bilhão foi direcionado ao projeto Yaris, responsável por introduzir a Toyota em um novo segmento de automóveis no País. Em setembro de 2017, a fabricante veio a público para anunciar o novo aporte.

A planta de Sorocaba (SP) recebeu R$ 1 bilhão para instalar nova linha de montagem que compartilharia espaço com a produção do compacto Etios. Os outros R$ 600 milhões foram direcionados à expansão da fábrica de motores de Porto Feliz (SP) – fornecedora do equipamento para ambos os modelos.

Publicidade

A concretização deste plano aconteceu nove meses após o anúncio. O Yaris, lançado em junho de 2018, nasceu com o propósito de oferecer aos clientes nacionais uma opção para se estabelecer entre o Etios e Corolla. A estratégia foi bem sucedida. Do total de vendas do modelo, o seu volume está concentrado em conquista, pois 70% dos compradores migraram de outras marcas para adquirir uma das versões do Toyota Yaris.

Ainda em 2018, a Toyota do Brasil anunciou um investimento de R$ 1 bilhão para a modernização de sua fábrica de Indaiatuba (SP), que atualmente é responsável pela fabricação do Corolla, sedã médio mais vendido do País e do mundo. A unidade, que completou 20 anos em setembro do ano passado, está sendo preparada dentro de um processo de modernização para se tornar mais flexível e competitiva no cenário brasileiro e latino-americano, com o intuito de produzir carros cada vez melhores.

“De 2012 até aqui, após avaliarmos cuidadosamente todo o potencial para expansão no Brasil, decidimos iniciar, de forma responsável, equilibrada e coerente com os nossos valores, um novo ciclo de investimentos, com horizonte de longo prazo. Foi exatamente nos períodos mais críticos da crise econômica no Brasil que trouxemos estes investimentos. Isso demonstra a força e resiliência de nossos colaboradores, fornecedores e concessionários e a importância da inteligência de negócios, com planos que ultrapassam o curto prazo e se traduzem na confiança que nossos clientes depositam sobre a marca”, avalia Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Compartilhar


Comentários