Início Tech Trabalhos no mercado digital que estarão em alta em 2019

Trabalhos no mercado digital que estarão em alta em 2019

0
Lucas Coppi, do Reviewbox, especializado em e-commerce fala sobre oportunidades de trabalho no mercado digital
Foto: Unsplah.com

A tecnologia será a grande empregadora do futuro. Em alguns anos, veremos a extinção de certos tipos de empregos e a criação de alguns novos postos, que sequer imaginávamos há algumas décadas. Para os que buscam um reposicionamento profissional ou uma mudança de carreira, o mercado digital é, sem dúvida, o melhor segmento.

publicidade

Mas por onde começar? Para os que nunca fizeram parte do mundo do marketing digital, pode ser difícil definir onde se encaixar em um mercado tão amplo, mas também tão específico. Conversamos com Lucas Coppi, coordenador do site REVIEWBOX Brasil, especializado em e-commerce, sobre as áreas do mercado digital que estarão em alta em 2019, com base em sua experiência e as tendências que tem visto no setor.

Confira algumas áreas apontadas por Lucas como possibilidades para quem quer entrar neste mercado:

Para os detalhistas: SEO – Search Engine Optimization (Otimização de motores de busca)

publicidade

O SEO é a técnica de marketing digital utilizada para melhorar a posição de um site em mecanismos de pesquisa como o Google. Parte do trabalho de quem lida com SEO é o estudo de palavras-chave (aquelas que o usuário utiliza na hora de buscar um produto ou serviço) e a estrutura do site.

Mas as técnicas de SEO em 2019 são outras e abrangem de tudo um pouco: desde otimização da intenção do usuário, busca por voz, análise de diferenças de conteúdo e muito mais. Profissionais detalhistas e com boa capacidade de organização podem triunfar neste segmento, já que o trabalho requer o acompanhamento das constantes mudanças do setor.

Para os criativos: Marketing de conteúdo

Uma identidade de marca clara e coesa pode ser um fator definitivo na hora de se diferenciar da concorrência. E muitas empresas já entenderam isso. Sites e e-commerce têm investido cada vez mais na produção de conteúdo de qualidade para suas marcas, buscando conquistar seu público e definir sua imagem.

publicidade

Dentro do marketing de conteúdo, a gama de trabalhos é extensa e diversificada, possibilitando que profissionais de diferentes áreas possam se aventurar no setor. Escritores, fotógrafos, produtores de vídeo e designers gráficos podem trabalhar criando conteúdos digitais. Os perfis mais estratégicos podem trabalhar montando o planejamento desse conteúdo, enquanto os criativos serão os responsáveis por colocar este plano em ação.

Para os extrovertidos: redes sociais

Estar presente nas redes sociais em 2019 vai muito além de ter um perfil corporativo no Facebook. A presença online atualmente significa engajamento, ou seja, interações genuínas com clientes, e isso assume várias formas diferentes com base nos objetivos do negócio.

Por exemplo, algumas empresas podem priorizar o envolvimento com influencers em suas redes sociais, enquanto outras podem tratar esse canais como outra via de atendimento ao cliente e suporte técnico. Em ambos os casos, o trabalho do profissional de social media será atuar como a voz da empresa e manter um padrão em todas as comunicações com clientes e potenciais clientes.

publicidade

Outra oportunidade interessante para os mais comunicativos é o crescimento das tecnologias de bate-papo ao vivo. À medida que mais chatbots – robôs que conversam com o usuário – e ferramentas de bate-papo ao vivo são lançados, pessoas reais são necessárias para lidar com as consultas que foram escaladas para além das respostas automáticas das máquinas.

Para os analistas: publicidade digital

Para os mais focados em números e na análise de dados, a publicidade digital pode ser o caminho. O mundo do marketing digital oferece muitas oportunidades para apaixonados por dados trabalharem sua capacidade analítica, já que esse setor se orienta basicamente por um combinado de métricas.

Gerenciar campanhas de publicidade digital é um caminho interessante nos dias de hoje, dada a rapidez com que estas tecnologias estão evoluindo. As maneiras de se realizar publicidade online incluem inúmeros caminhos e plataformas tecnológicas e os profissionais que souberem trabalhar com estes programas podem se aproveitar disto.

publicidade