“Tropa de elite” da GCM, ROMU é aprovada por 70% da população,...

“Tropa de elite” da GCM, ROMU é aprovada por 70% da população, diz Prefeitura de Osasco

23
Compartilhar
Guardas da ROMU passaram por treinamento com a ROTA, em São Paulo

A Prefeitura de Osasco divulgou um levantamento que aponta que a recém-criada Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), uma espécie de “tropa de elite” da Guarda Civil Municipal (GCM) é aprovada por 70% da população.

“A equipe de elite tem atuado no combate aos pancadões e já reduziu consideravelmente a realização desse tipo de festa no Jardim Conceição e outros bairros. Outros pancadões estão na mira da tropa. A equipe de elite já tem a aprovação da população”, diz nota da administração municipal, que destaca também o apoio das Polícias Civil e Militar nas ações.

A nota sobre a aprovação da ROMU foi divulgada pela assessoria da Prefeitura para corrigir uma equívoco divulgado na segunda-feira (15), no qual foi informado que os índices de criminalidade no município caíram 70%, quando, na verdade, o índice de 70% era referente à aprovação da ROMU.

Publicidade

“Ao contrário do divulgado (…) a tropa de elite da cidade, a ROMU, tem a aprovação de 70% da população. Erramos ao mencionar que houve redução de 70% dos índices de criminalidade”, afirma nota da Secretaria de Comunicação do município.

Leia nota completa da Secretaria de Comunicação da Prefeitura sobre a aprovação da ROMU e outras ações na área da Segurança:

“ROMU tem aprovação da população

Publicidade

A Prefeitura de Osasco tem investido pesado na área de Segurança Pública. Após dobrar o efetivo da Guarda Civil Municipal, a administração contratou locação de viaturas e dotou a GCM também de motocicletas 600cc.

Um dos destaques dos investimentos refere-se à criação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), cujos integrantes foram treinados pela ROTA, e têm feito a diferença no patrulhamento da cidade. A equipe de elite tem atuado no combate aos pancadões e já reduziu consideravelmente a realização desse tipo de festa no Jardim Conceição e outros bairros. Outros pancadões estão na mira da tropa. A equipe de elite já tem a aprovação da população.

Outros investimentos da administração no setor estão ligados ao Centro de Operações Integradas (COI), que faz o monitoramento da cidade, a partir de imagens captadas por câmeras de alta resolução. São 305 câmeras que estão interligadas aos sistemas inteligentes DETECTA e Vigia Osasco, permitindo, inclusive a leitura de placas de carros, facilitando a localização de veículos furtados ou roubados.

As polícias Civil e Militar são importantes parceiras no combate aos pancadões, atuando de forma integrada, e também chamando a GCM para participar das operações especiais de combate à criminalidade. As forças de segurança têm acesso às imagens do COI para que possam traçar a atuação no município.

NOTA DA SECOM
Ao contrário do divulgado na matéria que trata sobre o encontro do prefeito Rogério Lins com representantes de associações do Banco de Alimentos, a tropa de elite da cidade, a ROMU, tem a aprovação de 70% da população. Erramos ao mencionar que houve redução de 70% dos índices de criminalidade.”

Compartilhar

Comentários

23 Comentários

  1. Mais um analfabeto dos tempos modernos. Imbecil que não tem mais o “pai dos burros, antigo Aurélio” em casa e não tem conhecimento nem do ovo frito que come. Busque o Google e aprenda a se informar sobre algo que não lhe convém ou não conhece. No mínimo já foi abordado pela ROMU e gelou kkkkkk

  2. Não mais ! As guardas municipais também tem outras atribuições conforme lei federal 13.022 da uma lida lá. Ganharam o poder de polícia para proteger os cidadãos e os bens públicos também, afinal qual é o maior bem público que existe em um município,em um estado ou uma nação? A vida é claro !!

  3. Infelizmente o estado não da conta do recado na área da segurança pública e as guardas municipais estão aí para ajudar. As guardas municipais já são polícia de fato e de direito !

  4. Comentário totalmente desnecessário e descabido, inclusive, com informações desatualizadas em razão da falta de conhecimento por parte do Autor, serve, apenas, para demonstrar sentimento pessoal e tentar influenciar erradamente a população contra as Guardas Municipais. Cidadão, as Guardas Municipais já estão autorizadas a portar armas de fogo há um bom tempo, de acordo com a Lei Federal 10.826/2003 e o Decreto 5.123/2004, além disso, possue decisão recente de Ministro do STF ampliando esse direito, então, estude um pouco mais antes de expor suas opiniões publicamente, caso contrário, vai continuar sendo corrigido!

  5. Esses merdinhas ai que ficam de babbaa ou são bandidos ou andam irregulares….tem que ter mais polícias mesmo, sou a favor de GMs táticos, PMs táticos e ai vai… população que é contra é os vagabas

  6. Guarda é guarda , polícia é polícia, guarda serve para vigiar bem público e só, não tem que envolver guarda em combate ao crime, governo tem sim que investir na Polícia Militar e Polícia Civil.

    • Comentário infeliz caro amigo , todo e qualquer tipo de instituição de segurança pública só tem 1 inimigo que é o crime e 1 dever que é repreender esses crimes. Seu pensamento retrógrado só mostra o quão mal informado você está em relação a GCM , procure dar uma olhada na Lei 13.022/2003 aí irá parar de passar vergonha em público. A GCM incomoda sim !! Mas incomoda o crime!! Quanto a você e aos cidadãos de bem de Osasco, quando precisar estaremos prontos a Servir e Proteger, contem sempre com a Romu de Osasco!!! Ligue 153 !!!

    • Infelizmente o estado não da conta do recado na área da segurança pública e as guardas municipais estão aí para ajudar. As guardas municipais já são polícia de fato e de direito !

    • Não mais ! As guardas municipais também tem outras atribuições conforme lei federal 13.022 da uma lida lá. Ganharam o poder de polícia para proteger os cidadãos e os bens públicos também, afinal qual é o maior bem público que existe em um município,em um estado ou uma nação? A vida é claro !!

    • Você é tão ignorante e insignificante seu Zé R… que se soubesse se expressar diria que mesmo sendo para proteger os bens públicos necessitaria de poder de polícia e de atuar na prevenção e no combate ao Crime Tu é um troglodita você deve ter sido gerado dentro de um intestino seu verme

    • Mais um analfabeto dos tempos modernos. Imbecil que não tem mais o “pai dos burros, antigo Aurélio” em casa e não tem conhecimento nem do ovo frito que come. Busque o Google e aprenda a se informar sobre algo que não lhe convém ou não conhece. No mínimo já foi abordado pela ROMU e gelou kkkkkk

  7. Quem respondeu a está pesquisa? Onde foi feita está pesquisa? Que ridículo esse ROMU. Essa GCM não serve para nada, você passa na estação os caras estão todos nós celulares um bando de barrigudos ou desfilando nas viaturas no calçadão olhando as bundas das mulheres. Simplesmente ridículo essa GCM. A Polícia Militar e suficiente e capacitada para proteger a população. Extinção já dá GCM. Tem é que prender eles por porte ilegal de armas. Se houver uma interpretação ao pé da letra eles podem ser presos por porte ilegal.

    • Tem que municipalizarr a segurança pública mesmo. Ta mais que provado que as GCMs São muito mais competentes que a Polícia estadual ostensiva.,só sabem andar com cara feia para a população civil, mas quando tem que prender bandidos sobra mesmo pra GCM. Parabéns à todas Guardas municipais a verdadeira Polícia raíz

    • Sua mulher respondeu essa pesquisa seu jegue. No mínimo já tomou chifre de algum GCM ou foi abordado pela ROMU e gelou kkkk. Toma vergonha na sua cara e procure se informar, seu analfabeto cibernético. Converse com um tal de Google e liga para o Batman qndo precisar pq 190 espera sentado seu comédia.

  8. Não vejo nada disso, só vejo os agentes da guarda municipal reprimindo os vendedores no calçadao e de braços cruzados em base comunitária e fazem de estacionamento com seus veículos particulares.

  9. A correção na matéria a respeito de aprovação e não redução da criminalidade foi feita. E quanto aos pancadões? Na matéria anterior está escrito que o Prefeito disse que acabou. Aqui hj nesta matéria, está escrito que a ROMU reduziu consideravelmente esse tipo de festa. E agora “jusé”. Rs

  10. A matéria anterior informava também que, o Prefeito Rogério Lins havia dito: “também acabamos com os pancadões.” A declaração foi realmente dita pelo Prefeito ou, o Jornal Visão Oeste publicou erroneamente? Porquê aqui nesta matéria, está escrito que a ROMU reduziu consideravelmente esse tipo de festa. Acabou ou reduziu os pancadões???

    • Como pode existir tanto Patience nesse país gente idiota parece que nunca se deu trabalho de ler artigo de lei e fazer em comentários ridículos, as guardas municipais estando não calçada em nomenclatura pela lei como polícia já são polícia Desde o tempo Imperial onde não existia Polícia Militar porque estes eram auxiliares das forças Armadas.
      Mas meia dúzia de bandido vem dizer que Aguarda só serve para cuidar do patrimônio enquanto que mesmo para cuidar do patrimônio público tem que exercer a função preventiva e às vezes ostensiva com poder de polícia igual qualquer um em sua profissão de fiscalização o animais estudam parece que foram gerados dentro de um intestino de porco.

Faça seu comentário

Mais notíciasCaminhão pega fogo em Barueri
Mais notíciasConta de luz vai aumentar 5,67%