Um tempo de renovar os nossos desafios para que possamos enfrentar o futuro

0

“No novo tempo,
apesar dos perigos,
da força mais bruta,
da noite que assusta, estamos na luta”…
Ivan Lins

publicidade

Depois de tudo que fizemos ao longo do ano passado à frente da Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão, chegamos em 2016 e estamos prontos para seguir em frente e encarar novos desafios.
É fato que a vida tem inspirado cuidados diante da avalanche de notícias que chegam a tirar um pouco o nosso sono. Mas o poeta nos ensinou com sua sabedoria que, pra sobreviver, a esperança deve ser maior que a vingança.
Eu sou daquelas que sempre acredita que a esperança vai vencer o medo. A esperança venceu e vencerá sempre.
E mais. É preciso ficar bem claro que, quando falo de esperança, me refiro ao mestre Mario Sergio Cortella, que sempre nos relembra a necessidade de esperançar, de acreditar e de ir à luta para que as coisas aconteçam de fato.
Este é, portanto um tempo em que será necessário ter muita coragem e apostar na possibilidade de seguir renovando as políticas públicas da nossa cidade e do nosso país.
Muitas vezes as dificuldades certamente aparecerão pelo caminho, mas será exatamente nestes instantes que precisaremos ser bastante fortes e responsáveis.
Ao longo destes últimos anos, muitas vezes tenho me deparado com grandes ideias que precisam ser transformadas em projetos efetivos, e os projetos não podem ficar no papel.
Foi assim que surgiu, por exemplo, o nosso Centro de Comércio Justo, um lugar ímpar que inspira iniciativas similares em outras cidades. Neste espaço que funciona ao lado da ponte metálica perto da prefeitura, há oportunidades para a educação de trabalhadores e empreendedores e também é possível comprar produtos das Redes de Economia Solidária.
Tenho convicção de que esta é uma das tantas experiências que ajudamos a tornar possíveis e que neste ano novo vão contribuir para fortalecer ainda mais o orgulho da nossa gente.

Mônica Veloso é diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco

publicidade

Comentários

publicidade