Compartilhar

Você sabia que no dia 26 de outubro é comemorado o Dia do Movimento Pestalozziano no Brasil? Esse dia foi instituído em 2009 pela Lei Federal 12.054/09 e, neste ano, o Movimento completa 90 anos. Mas quem foi Pestalozzi? O que são as Associações Pestalozzi?

Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) foi um pensador que nasceu em Zürich, Suíça. Na juventude, Pestalozzi engajou-se em movimentos político-democráticos e lutou contra as injustiças sociais, tendo revelado, desde muito cedo, seu caráter humanitário. Sua vida e obra lançaram os fundamentos da pedagogia moderna.

Atualmente, no Brasil, mais de 170 Organizações da Sociedade Civil levam o nome de Pestalozzi. Todas elas são filiadas à Federação Nacional das Associações Pestalozzi (FENAPESTALOZZI) e são constituídas como unidades autônomas, com personalidade jurídica própria e independência administrativa e financeira.

Publicidade

É importante salientar que apesar de as Associações Pestalozzi terem a filosofia de vida de Pestalozzi como modelo, cada uma, para cumprir sua missão, é livre para escolher o referencial teórico de abordagem da deficiência e estabelecer os programas, projetos e serviços para o seu enfrentamento.

No estado de São Paulo existem apenas quatro Associações Pestalozzi e uma delas, há 34 anos, está sediada aqui, na cidade de Osasco. Faça parte desse importante trabalho social!

Associação Pestalozzi Osasco: rua Dionísio Bizarro, 415, Jd. Ester / Tel.: 3682 2158 / [email protected]

Comentários

Faça seu comentário