Uma política vocacionada para o desenvolvimento

0

Sempre acreditei na participação dos cidadãos como caminho para a construção de uma cidadania de fato efetiva e geradora de uma nova cultura política. Nunca considerei razoável uma política em que os cidadãos não se apropriam verdadeiramente de um necessário protagonismo. Ou seja, ou existe participação e dialogo, ou não é possível uma cidadania digna deste nome.
Estas reflexões trazem à memória um maravilhoso texto: “Sobre política e jardinagem”, escrito por Rubem Alves, que afirma: “de todas as vocações, a política é a mais nobre”. Ele nos lembra de que a política deve se relacionar totalmente com uma vocação e um “fazer”.

publicidade

O político por vocação é um apaixonado pelo grande jardim para todos. Para que serve um pequeno jardim se à sua volta está o deserto? É preciso que o deserto inteiro se transforme em jardim.
Na atualidade não tem sido fácil falar de política. De uma maneira geral as pessoas tem considerado cada vez mais que a política é o ambiente para se tirar alguma vantagem. Quando abrimos os jornais ou assistimos TV os temas da política estão na maioria das vezes misturados com casos de polícia, onde os ocorridos recentes na Petrobras são apenas parte de um enredo bastante conhecido.

Desse modo, procuro sempre reforçar minhas convicções ancoradas na certeza de que Rubem Alves estava certo. Afinal, ou trabalhamos com firmeza para reforçar um caminho em que a política é capaz de fortalecer a agenda do desenvolvimento sustentável e solidário ou não estaremos fazendo a nossa parte.
Em Osasco temos feito o possível para que a um só tempo possamos melhorar a vida das pessoas sob os princípios de uma agenda ética e responsável.Desse modo, reitero o meu profundo respeito pelo prefeito Jorge Lapas, seja porque tem a necessária competência para gerir um lugar com a grandeza da nossa cidade, seja porque traz consigo a imagem de uma política renovada que precisa ser feita sempre com muita transparência.

publicidade

Mônica Veloso é diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco

publicidade

Comentários