Início Cidades Umidade e areia são vilões para o celular no verão

Umidade e areia são vilões para o celular no verão

0

No verão, quando as temperaturas sobem, é preciso redobrar os cuidados com o celular. Os smartphones, sempre presentes para registrarem em vídeo e fotos os bons momentos e passeios das férias desse período, exigem atenção redobrada com a umidade, o calor excessivo e o contato com a areia.

publicidade

Segundo Rodrigo Bonacorso, gerente de laboratório da Hashtec, empresa especializada em reparos rápidos de celulares, “no mês de janeiro é muito comum recebermos aparelhos danificados, principalmente por água e areia”. Segundo ele, celular, sol e mar não combinam.

O especialista dá dicas para cuidar bem do seu smartphone e não começar 2019 sem ele. Uma das principais é evitar quedas na hora das selfies, para não correr o risco de trincar a tela. As capas protetoras são essenciais nestes casos de quedas. Outra medida é afastar o aparelho de líquidos sobre a mesa.

publicidade

“Sempre tem o amigo distraído que esbarra no copo e derrama toda bebida”, lembra. Quando isso acontece, a dica é secar o excesso do líquido com um pano limpo imediatamente e manter o smartphone desligado por algumas horas até que seque totalmente.

Segundo o especialista, é verdade que o arroz absorve o líquido, mas é preciso cuidado. “Já recebemos aparelhos com arroz dentro do conector de carga”, ressalta. E se for secar o aparelho com o secador, não utilize o ar quente. Ele pode superaquecer a bateria e reduzir sua vida útil.

Celular no carro fechado sob o sol

publicidade

Celular exposto ao sol no carro é outra péssima ideia. O superaquecimento pode danificar a bateria. Mesmo na sombra, o efeito estufa pode causar proiblemas. O ideal é que o dono carregue o aparelho sempre consigo, dentro de uma bolsa ou capa protetora, e que fique de preferência na sombra.

Ainda assim, se esquecer ao sol ou dentro do carro, a recomendação é fechar todos os aplicativos, desligue o celular de imediato e, em caso de aparelhos com bateria removível, retirar a peça.

Areia no celular

publicidade

No litoral, a praia tem fatores que podem prejudicar um celular. Além de evitar a exposição ao sol e às altas temperaturas, é possível optar capinhas protetoras impermeáveis, algumas até própria para mergulho, podendo tirar fotos sem se preocupar até debaixo da água.

A recomendação do especialista é jamais deixar o aparelho em cima de uma canga ou fora de uma bolsa se não estiver utilizando. A areia é um abrasivo forte, arranha a tela do celular e pode danificar o touchscreen, além de danificar conectores de carga e de fone de ouvido.

publicidade