Início Cidades União indenizará transexual que teve foto do alistamento, em Osasco, postada na...

União indenizará transexual que teve foto do alistamento, em Osasco, postada na Internet

4
Após sofrer perseguição em alistamento militar em Osasco, transexual pode ser indenizada pelo Exército Brasileiro
Marianna Lively, estudante transexual de 19 anos, teve informações pessoais e fotos divulgadas na internet em 2015 ao fazer o alistamento militar obrigatório em Osasco

Da Revista Fórum

publicidade

Marianna Lively, estudante transexual de 19 anos, teve informações pessoais e fotos divulgadas na internet em 2015 ao fazer o alistamento militar obrigatório em Osasco. A Justiça Federal de São Paulo, condenou a União a pagar uma indenização de R$ 60 mil à jovem.

Na ocasião, o capitão que presidia o recrutamento anexou o certificado de dispensa da adolescente e o transmitiu pelo WhatsApp, que se espalhou pelas redes sociais. De acordo com os magistrados do TRF-3, o fato de ter ocorrido em instituição militar e ter sido provocado por agentes públicos, retrata desrespeito ao direito de imagem, ao estatuto dos militares e ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

publicidade

Em primeira instância, a União já havia sido condenada a indenizar a adolescente, mas recorreu alegando ausência de nexo entre a conduta dos militares e os sofrimentos morais da parte autora da ação e alegando ausência de responsabilidade objetiva. O relator do processo no TRF-3, Johonsom Di Salvo, salientou que a prova trazida aos autos e a admissão dos fatos feita pela própria ré não deixam dúvidas de que a adolescente foi fotografada sem autorização durante o alistamento militar.

Marianna se sentiu feliz e gratificada ao receber a notícia. “Consegui impor respeito, coloquei meu papel de cidadã na sociedade. Eu tenho ido atrás dos meus direitos, não tenho deixado passar batido. Acho que isso foi um marco e que sirva de lição, que não repitam isso, espero que eu seja a última pessoa transexual que tenha passado por isso”, disse ela em entrevista ao G1.

Por conta da divulgação das imagens e do endereço e telefones, Marianna recebeu muitas ligações com ofensas e ameaças. Ela espera que o Exército tome providências e dispense as meninas logo quando elas entrarem com o pedido de reservista.

publicidade

4 COMENTÁRIOS

  1. O cara é homem então é por lei que eli deveria sim se alistar.
    Deus fez o homem e a mulher. A mulher tem seu papel a ser exercido na sociedade como o homem também os tem.
    A nossas forças armadas são nossos poderes de proteção maior em nosso pais. É indiscutível que aja disciplina e jovens e moças de coragem e disciplinados para serem treinados para combate e sobrevivência. Não tem nada de brincadeira ou palhaçada nisso. Nem tudo a ser feito, tem um espaço para brincadeiras de faz de conta. A té nisso Deus deu o livre arbítrio para os seres humanos viverem como quiserem.
    Se o cara quer se vestir de mulher, o problema é deli.Mais todos nós Temos certeza do que se significa a palavra CURSO NATURAL DO HOMEM, e ética. E temos que saber que nem tudo é aceitável. As pessoas devem sim ser respeitadas pelo que ela é. E ao que se diz respeito ao que
    a pessoa se decidi a assumir. Vai de cada pessoa aceitar ou não aceitar.
    A verdade é que, se esse cara que eu ainda nem li o nome deli na reportagem ainda. Mais que fosse se alistar sabendo que lá é um lugar serio e de diciplína. Não Foce vestido de mulher. Que isso tudo jamais teria acontecido.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJovem que recebeu PMs em aniversário emocionante morre de câncer em Carapicuíba
Próximo artigoPT lança Lula com Haddad como plano B para a disputa à presidência