UPA 24h é inaugurada com festa no Jardim Conceição

1

No sábado, 8, foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Conceição, localizada na rua Pernambucana, 385, zona Sul. O número mensal de procedimentos estimado é de aproximadamente 15 mil. É a quarta unidade de saúde entregue pelo prefeito Jorge Lapas (PT).

publicidade
Grupo KLB se apresenta durante festa que marcou a inauguração da UPA 24h do Jardim Conceição / Foto: Filipe Nunes
Grupo KLB se apresenta durante festa que marcou a inauguração da UPA 24h do Jardim Conceição / Foto: Filipe Nunes

A obra e manutenção da UPA foi viabilizada graças à parceria com governo federal, por meio do Ministério da Saúde. “Essa é uma unidade que funcionará em rede com outros serviços de saúde do município e possibilitará aos cidadãos um atendimento mais integral”, falou Lumena Furtado, secretária de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. Furtado comentou ainda sobre as parcerias da União com o município como o custeio de 50% das despesas da unidade.

O nosso objetivo é diminuir o tempo de espera e oferecer mais conforto aos munícipes”, disse o prefeito Jorge Lapas.

publicidade

A entrega foi marcada por diversos shows de artistas populares, como Fábio Teruel, Bicho de Pé, Art Popular, Turma do Pagode, KLB, Pixote, Filosofia Reggae e Latino, entre outros.

Conheça a UPA

publicidade

Uma área construída de 1.763 m² foi equipado com o que há de mais moderno para prestar um serviço médico com ainda mais qualidade aos pacientes de pequenas e médias emergências (inclusive odontológicas) e prestar atendimento a pacientes graves até que sejam removidos para um hospital. A unidade terá também ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para realizarem as transferências.

Raio X” da unidade

O equipamento conta com dois acessos, um para entrada de usuários e outro de ambulâncias. O prédio possui recepção, consultório de ginecologia e obstetrícia com sanitário, salas de reunião, espera, inalação, classificação de risco, sutura, eletrocardiograma (ECG), prescrição, odontologia, curativos, coleta, reidratação, urgência, higienização, esterilização, atendimento social, direção, materiais e equipamentos, medicamentos, raio-x com arquivo de chapas, processadora e vestiário, posto de enfermagem, quarto de isolamento individual, sala de estar dos médicos, rouparia geral, sanitários públicos e para funcionários, quartos de observação masculino, feminino e infantil com sanitários, depósitos de roupa suja, resíduos e utilidades, almoxarifado, refeitório, copa, quarto dos médicos plantonistas com sanitários e área de serviço.

Comentários