UPA 24h será inaugurada no sábado, 8

0

UPA atenderá principalmente pacientes de pequenas e médias emergências /  Foto: Ivan Cruz
UPA atenderá principalmente pacientes de pequenas e médias emergências / Foto: Ivan Cruz

publicidade

Neste sábado, 8, será inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Conceição. A nova UPA funcionará 24 horas e deve realizar cerca de 15 mil atendimentos por mês, de acordo com estimativa da prefeitura. A entrega da unidade resulta de convênio entre a administração municipal e o governo federal.
A entrega da UPA 24h do Jardim Conceição terá apresentações de artistas populares, como Turma do Pagode, KLB, Pixote, Filosofia Reggae, Latino, Bicho de Pé, Art Popular e Fábio Teruel, a partir das 10h, na rua Monte das Oliveiras, s/n, próximo à Fundação Bradesco.

Além do Jardim Conceição, a UPA, que fica na rua Pernambucana, 385, vai beneficiar moradores de bairros como Novo Osasco, Jardim Santo Antônio, 1º de Maio, Jardim Santa Maria, Recanto das Rosas, Conjunto dos Metalúrgicos e Jardim Belmonte, que atualmente utilizam o Pronto-Socorro do Jardim Santo Antônio quando necessitam de atendimentos.

publicidade

A unidade vai atender principalmente pacientes de pequenas e médias emergências (inclusive odontológicas) e pacientes graves até que sejam removidos para um hospital. A unidade terá também ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para realizarem as transferências.

Com área construída de 1.763 m², o prédio possui recepção, consultório de ginecologia e obstetrícia, salas de reunião, espera, inalação, classificação de risco, sutura, eletrocardiograma (ECG), prescrição, odontologia, curativos, coleta, reidratação, urgência, entre outras.

publicidade

Osasco ganhou 88 profissionais e faculdade em 2 anos do Mais Médicos

O programa Mais Médicos, criado pelo Ministério da Saúde para levar atendimento médico a locais com dificuldades para atrair mão de obra, completou dois anos na terça-feira, 4. A data foi marcada por evento em Brasília que teve um balanço e projeções para o futuro do programa e reuniu prefeitos de todo o país, deputados, ministros e a presidente Dilma Rousseff.
O prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT) participou, ao lado do deputado federal osasquense Valmir Prascidelli (PT-SP). A cidade conta atualmente com 88 médicos vindos por meio do programa. Em todo o país, o programa atualmente garante assistência à saúde de cerca de 63 milhões de pessoas. No total, são 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas.
Outra estratégia do Mais Médicos é a ampliação dos cursos de medicina por todo o país, para ampliar a oferta de mão de obra. Até 2016, a expectativa é que sejam abertas cerca de 2,3 mil vagas em cursos de medicina no Brasil. E Osasco será uma das beneficiadas. Em julho, foi anunciada a liberação da implantação na cidade da primeira faculdade de medicina da região. O curso, a ser oferecido pela Uninove, será implantado em até 18 meses, com 70 vagas.

Inauguração da UPA do Jardim Conceição

Apresentações de Turma do Pagode, KLB, Pixote, Filosofia Reggae, Latino, Bicho de Pé, Art Popular e Fábio Teruel, entre outras
Sábado, 8 de agosto – 10h, na rua Monte das Oliveiras, s/n (próximo à Fundação Bradesco)

Unidade Centro deve ser entregue até 2016

Outra unidade de saúde a ser entregue em breve pelo prefeito Jorge Lapas (PT) é a UPA 24h do Centro de Osasco, que está em obras e deve ser entregue até o ano que vem.
A UPA 24h Centro, na rua Aymoré de Mello Dias, é construída em uma área de 1.306,60m² e terá dois andares com consultórios em diversas especialidades.
A unidade deve ajudar a melhorar o serviço no vizinho Hospital Municipal Central Antonio Giglio, já que vai absorver atendimentos clínicos feitos no hospital, de acordo com a prefeitura.

Comentários