Início Cidades Vacinação contra a gripe é prorrogada durante o mês de junho

Vacinação contra a gripe é prorrogada durante o mês de junho

0
vacina contra a gripe barueri (1)
Vacinação ocorre em todas as UBSs / Foto: Secom

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe para toda a população do estado acima dos 6 meses de idade durante o mês de junho. A iniciativa, que visa atualizar a situação vacinal e ampliar a proteção contra o vírus da Influenza, estará disponível até o final do mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

publicidade

Segundo Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, a vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra as infecções respiratórias causadas pelo vírus da Influenza. “Gripes e resfriados, se não tratados adequadamente, podem evoluir para uma infecção local ou das vias respiratórias, e até mesmo pneumonia. Portanto, a vacina é a melhor maneira de se proteger contra a infecção pelo vírus”, afirma.

Entre março e maio deste ano, a campanha de vacinação atingiu 29,7% dos grupos prioritários, que incluem crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e idosos. A diretora do CVE ressalta que, em 2023, a cobertura vacinal alcançou 53% em todo o estado e que a meta para este ano é superar esses números, garantindo que o máximo de pessoas estejam imunizadas.

publicidade

A SES alerta que o período entre o outono e o inverno favorece o aumento dos casos de gripe e suas complicações, devido às condições climáticas e à maior circulação do vírus. Por isso, a secretaria orienta que a imunização seja realizada anualmente, antes da chegada do inverno, para que os anticorpos gerem a proteção necessária o quanto antes.

Para se vacinar, basta comparecer à UBS mais próxima de sua residência.

Confira abaixo os endereços das unidades de saúde da região e informe-se sobre os horários de atendimento:

publicidade