Valor do IPVA poderá ser consultado neste sábado

0
Valor venal dos carros diminuiu devido à isenção do IPI, mas alíquota do IPVA é a mesma

Valor venal dos carros diminuiu devido à isenção do IPI, mas alíquota do IPVA é a mesma

publicidade

A Secretaria da Fazenda do Estado divulgou na quinta-feira, 22, a tabela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2013. Os valores venais dos veículos ficaram 8,53% menores em relação ao ano passado, mas a alíquota é a mesma: 4% para carros de passeio, 2% para ônibus, microonibus e motocicletas e 1,5% para caminhões. O desconto para quem pagar o imposto à vista, em janeiro, é de 3%.
A partir deste sábado será possível consultar o valor do IPVA a ser pago no site www.fazenda.sp.gov.br/ipvanet, com o número do Renavam.

Para calcular o valor antes disso é preciso consultar quanto vale o veículo de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
A frota total de veículos no Estado de São Paulo é de aproximadamente 21 milhões. Destes, 16 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA, 4,8 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e cerca de 200 mil são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).

publicidade

Arrecadação
A Fazenda prevê arrecadar R$ 12,2 bilhões com o IPVA em 2013. Deste total, descontadas as destinações constitucionais, o valor é repartido 50% para os municípios de registro dos veículos e os outros 50% para o Estado. Dados preliminares do IPVA 2012 mostram que foram arrecadados R$ 10,9 bilhões até outubro deste ano.
Os proprietários devem respeitar o calendário de vencimento por final de placa. O seguro obrigatório deve ser recolhido junto com a primeira parcela do imposto (para quem parcelar o pagamento) ou juntamente com a cota única.

publicidade

Comentários