Início Cidades Veja fotos da celebração pelo Dia de Santo Antônio, padroeiro de Osasco

Veja fotos da celebração pelo Dia de Santo Antônio, padroeiro de Osasco

0

As celebrações a Santo Antônio, o padroeiro de Osasco, começaram cedo na terça-feira, 13, com missa às 7h, 10h e 15h, sendo a última seguida da procissão que percorreu as principais ruas do centro, com paradas estratégicas para a reza do terço, bênção a cidade e seus moradores e o tradicional show pirotécnico.

publicidade

Fotos: Italo Cardoso

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (PODE), acompanhou a missa das 10h e das 15h, e participou da procissão, acompanhado de secretários. Lins também passou pela fila do pão, onde atendeu vários munícipes, alguns com solicitações e outros que pediram para tirar fotos.


A missa das 10h foi celebrada pelo bispo Dom Frei João Bosco e também contou com a presença de padres de várias igrejas da cidade e diáconos.

publicidade

Na celebração, o bispo falou sobre a alegria de reunir tantas pessoas para homenagear o Padroeiro. Ele também resgatou um pouco da história de Santo Antônio, lembrando a sua grande capacidade de evangelizar. “Santo Antônio era um restaurador de vidas”, disse.

O bispo ainda traçou um paralelo do trabalho realizado pelo santo com os dias atuais. “Na vida de hoje, temos famílias destruídas, pessoas vivendo nas sombras pelo vício, violência e depressão. Nosso País está mergulhado em corrupção e leis que deveriam garantir direitos, mas estão sendo destruídas, diante de uma crise que a gente não sabe a quem interessa”.

A missa das 15 horas, que precedeu a procissão, foi celebrada pelo vigário geral da Diocese de Osasco, Monsenhor Claudemir José dos Santos, que também falou sobre o exemplo de Santo Antônio como cristão e restaurador de vidas e não como casamenteiro.

publicidade

Ao final da celebração, o Monsenhor agradeceu a presença maciça dos fiéis e também o apoio do prefeito Rogério Lins. “Estive no gabinete do prefeito e fui muito bem recebido. Quero tornar público o agradecimento a todo apoio que recebemos”, disse.

Na sequência, uma multidão acompanhou o andor com a imagem do Santo Padroeiro, que seguiu pela avenida Santo Antônio, ruas Salem Bechara, Primitiva Vianco e Antônio Agu, fazendo paradas estratégicas para a bênção do Monsenhor, leitura de passagens bíblicas e rezar ao terço.


Houve dois shows pirotécnicos para o santo, sendo o primeiro na rua Dona Primitiva Vianco e o segundo em frente à igreja para marcar o retorno do andor e da imagem do santo.

publicidade


“É gratificante ver a fé das pessoas, poder reunir tantos para pedir o melhor pela cidade. Estou emocionado”, disse o prefeito, que permaneceu ao lado do monsenhor durante a procissão.


Dentre os fiéis, muitos fizeram o trajeto de pés descalços para cumprir promessas. Dona Maria Evangelista Soares, do Jardim Veloso, disse que pedia pelo restabelecimento da saúde do marido. “Tenho fé que logo ele estará bom novamente”.

Pães e bolo 

Os organizadores das celebrações a Santo Antônio previam distribuir 20 mil pães entre os participantes das missas. Já o bolo de Santo Antônio, produzido por voluntários com ingredientes doados pela comunidade, foi cortado em pedaços e vendido a R$ 5 cada. Com 40 metros, ele foi distribuído em 15 tabuleiros.

publicidade

Também foram produzidos e comercializados 600 kits com pedaços de bolo e imagens de Santo Antônio e ainda 50 bolos menores, entre 2 e 4 quilos cada.