VIII Semana de Prevenção ao Acidente do Trabalho acontece em Osasco

1

O evento contou com a presença de sindicalistas, representantes e autoridades / Foto: Ivan Cruz
O evento contou com a presença de sindicalistas, representantes e autoridades / Foto: Ivan Cruz

publicidade

Na segunda-feira, 12, em Osasco, iniciou-se a VIII Semana de Prevenção ao Acidente do Trabalho, na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping. Com a presença de sindicalistas, representantes de Centrais Sindicais, médicos e técnicos da Secretaria da Saúde, o evento foi aberto pelo médico e secretário municipal da Saúde, José Amando Mota, autor da Lei Municipal que instituiu o evento no calendário do município.

A ação trata-se de uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Além do secretário Amando Mota, estiveram presentes ao evento, o titular da Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru), André Santiago; o ex-vereador de Osasco, Carlos Clemente (Espaço da Cidadania), Calixto (Administração do Osasco Plaza Shopping) e Soleny Oliveira (Coordenadora do CEREST), dentre outras autoridades.

publicidade

Com o lema “Trabalhar sim, adoecer não. Prevenir sempre!”, a VIII Semana de Prevenção ao Acidente do Trabalho visa orientar os trabalhadores e a sociedade em geral sobre as políticas públicas de prevenção ao acidente, como também sobre as doenças profissionais. O encerramento do evento será na sexta-feira, 17.

Durante esta semana, haverá palestras e distribuição de folhetos com informações sobre o evento e também será realizada aferição da pressão arterial e de glicemia. Na quinta-feira, 16, entre 13h e 17h30, será realizado o 5º Mutirão pela Inclusão e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de reunir esforços de instituições públicas e privadas visando facilitar o conhecimento das empresas e do público sobre os caminhos que levam à contratação de pessoas com deficiência e sua permanência no emprego.

publicidade

Após parabenizar os organizadores do evento, Carlos Clemente cobrou maior participação do poder público na prevenção dos acidentes de trabalho.

Por sua vez, José Amando Mota salientou a importância da luta do movimento sindical, afirmando, no entanto, que essa luta precisa ser resgatada em Osasco. Após mencionar diversos momentos históricos de lutas e conquistas no município, Amando Mota disse que a Secretaria da Saúde está de portas abertas para participar dessa luta contra os acidentes do trabalho.

Comentários