Início Política Visão Atenta

Visão Atenta

0

Superlotação
Um mês após suspender a reorganização que fecharia mais de 90 escolas em todo o estado alegando uma suposta ociosidade de salas, o governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), permitiu a ampliação de até 10% o número de alunos por sala de aula na rede estadual de ensino. As turmas dos ciclos iniciais e finais do ensino fundamental deverão ter 30 e 35 estudantes, respectivamente. No ensino médio, as classes serão formadas por 40 estudantes e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), terão 45 alunos. Em todos os casos, esse limite poderá ser ampliado em 10%.

publicidade

“Estranho”
A medida foi criticada pelo Sindicato dos Professores e por especialistas, pois, segundo eles, negligencia a qualidade do ensino e pode contribuir para a superlotação. “É estranho começar o ano letivo com uma normativa que propõe o aumento do número de alunos por sala. Já que existia a suposta sobra [de espaço físico], por que não reduzir o número de alunos em vez de aumentar?”, afirmou Roberto Catelli, da ONG Ação Educativa, à Agência Brasil.

Videomonitoramento…
O deputado estadual Igor Soares (PTN) protocolou na Assembleia Legislativa (Alesp) um projeto de lei que prevê o cadastramento de câmeras de monitoramento dos setores públicos e privado. A ideia é que as imagens possam ser integradas ao sistema Detecta, ampliando a eficiência das investigações e prevenção de crimes no estado. O Detecta busca facilitar o monitoramento por câmeras e auxiliar o trabalho das polícias Civil e Militar. “O cadastro das câmeras facilitará o trabalho de investigação das polícias, diminuindo a burocracia com a solicitação de imagens, uma vez que a câmera cadastrada na secretaria passa a ser acessada de forma imediata”, explica Igor Soares.

publicidade

Promotorias regionais
Foi sancionado na segunda-feira, 11, projeto de lei que permite a criação de Promotorias de Justiça Regionais. A medida possibilita maior abrangência de atuação para além dos limites geográficos de uma comarca, mas respeitando peculiaridades locais. “Aquele que presta o serviço, seja a União, o estado ou o município, necessita ter interlocutores com atuação regionalizada e não apenas locais”, disse o Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVisão na Rede
Próximo artigoNova diretoria da OAB Carapicuíba inicia trabalhos