Visão Atenta

0

CPI da Água
Em meio à crise da água e o início da captação no chamado volume morto, o deputado estadual osasquense Marcos Martins (PT) tenta reunir assinaturas para uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa. O objetivo é investigar e apurar contratos entre a Sabesp e empresas do setor.

publicidade

Objetivo
Para o deputado, essas relações podem ter colaborado para a ineficiência do programa de redução de perdas e uso racional da água. “A principal função da CPI seria investigar as perdas de água da Sabesp, já que ela tem um contrato de R$ 400 milhões com a companhia japonesa de desenvolvimento (Jica), executado desde 2009, mas a situação continua a mesma: perde-se 31,2% da água tratada para abastecer a região metropolitana de São Paulo”, explica Marcos Martins. Segundo a assessoria do deputado petista ele tem 26 assinaturas na proposta de criação da CPI e são necessárias 32 para que o pedido seja protocolado. Leia mais sobre o assunto na página 8.

Energia
E também preocupa o nível dos reservatórios que abastecem as usinas hidroelétricas que são a principal matriz energética do país. Nesta semana, o Ministério de Minas e Energia voltou a tranquilizar a população sobre o tema. De acordo com o secretário de Planejamento do Ministério, Altino Ventura, mesmo no cenário mais pessimista, será possível atender à demanda por energia até o fim do período seco. Na avaliação do secretário, não haverá racionamento mesmo que, agora, em 2014, se repita o pior nível hidrológico da série histórica iniciada em 1931.

publicidade

Cotia
Estão acaloradas as discussões sobre um novo Plano Diretor em Cotia. Na última audiência pública, realizada dia 10 no Ciesp Granja Vianna, o prefeito Carlão Camargo (PSDB) chegou a se irritar com críticas que vem recebendo. “As pessoas só estão preocupadas com 2016! Mas não vou deixar ninguém fazer palanque com o meu nome. Se não está contente com Cotia, mude de Cotia ao invés de ficar falando mal. Quem não estiver contente que se candidate a prefeito ou vereador e vença as eleições”, discursou.

publicidade

Comentários