Visão Atenta

0

Globo x Padilha
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) acolheu na quarta-feira, 27, pedido do candidato ao governo do estado pelo PT, Alexandre Padilha, para que a TV Globo inclua sua agenda de campanha na cobertura jornalística da emissora, que adotou critério de só mostrar diariamente os candidatos que atingissem, no mínimo, 6% das intenções de voto. De acordo com a mais recente pesquisa do Ibope, divulgada nesta semana, o petista tem 5%.

publicidade

Isonomia
Por 3 votos a 2, o TRE decidiu que o critério que a Globo vinha adotando fere a legislação eleitoral, ferindo a isonomia entre os candidatos. Conforme o voto da desembargadora federal Diva Malerbi não é necessário que a emissora dê o mesmo tempo de exposição aos candidatos, porém “todos devem ter igual oportunidade” na cobertura. Ou seja, a emissora terá que mostrar Padilha, mas não é obrigada a destinar o mesmo tempo para o petista em relação aos candidatos mais bem colocados nas pesquisas.

Novidade
Na sessão de terça, 26, os vereadores da Câmara de Itapevi aprovaram uma mudança inovadora no Regimento Interno do Legislativo. Trata-se de alteração na eleição da Mesa Diretora, que ocorre de dois em dois anos. O texto aprovado estabelece que na eleição os votos dos vereadores não será mais secreto e não haverá a recondução para o mesmo cargo dentro da mesma legislatura. A mudança mais interessante diz respeito à inscrição antecipada dos vereadores, que poderão formar chapas para concorrerem aos cargos da Mesa.

publicidade

Transparência
Atualmente, nas Câmaras, a eleição para presidente do Legislativo é feita com voto secreto e o público em geral não sabe ao certo nem quem são os candidatos. A mudança visa dar transparência à eleição, segundo o presidente da Câmara, vereador Paulo Rogiério de Almeida (PV).

Mercocidades
Osasco receberá o próximo encontro de representantes de municípios da Rede Mercocidades, na segunda, dia 1º. Um dos objetivos da rede é favorecer a participação das cidades na estrutura do Mercosul.

publicidade

Comentários