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Volkswagen Polo GTS: o esportivo nacional está de volta

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Modelo chega a mais de 500 concessionárias da marca com preço a partir de R$ 99.470 / Fotos: divulgação

Foram 26 anos desde que uma sigla de três letras deixou o portfólio da Volkswagen no Brasil. Mas esse ícone nunca deixou despertar paixões em quem aprecia carros esporte, ou o tronco do motor ou pega o carona em um. Agora, o Polo traz de volta à realidade um lance GTS, em uma combinação de tecnologia, inovação e tradição. O modelo chega a mais de 500 concessionárias da marca com preço a partir de R$ 99.470.

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Produzido sobre a Estratégia Modular MQB e equipado com o motor 250 TSI (1,4 litro, 150 cv e 250 Nm de torque) e câmbio automático de seis marchas, o Polo GTS nasceu de um conceito que fez grande sucesso no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018.

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Polo GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos

O Polo GTS acelera de 0 a 100 km / h em 8,4 segundos. E sua velocidade máxima supera uma marca dos 200 km / h: são 207 km / h. Isso graças ao conjunto mecânico combinado do motor 250 TSI (quatro cilindros e 1,4 litro de cilindros), com potência de 150 cv (etanol ou gasolina) e torque de 250 Nm (25,5 kgfm) – também com etanol ou gasolina – câmbio automático de seis marchas AQ250 (o mesmo do Jetta, mas com mais desempenho esportivo).

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Parte da família EA211 de motores, ou 250 TSI, produzida na fábrica de São Carlos. Aplicado nos modelos Jetta e Tiguan, esse motor possui vários recursos de alta tecnologia para oferecer excelente desempenho, alta e baixo consumo de combustível – como o duplo circuito de refrigeração, bloco e cabeçote feito de alumínio e duplo comando de válvulas variáveis.

Externamente, ou o Polo GTS traz detalhes exclusivos, como faróis LED completos, que garantem excelente iluminação noturna e têm identidade visual diferenciada. Ligando-os ao lado há um filete vermelho, que diminui a esportividade do Polo GTS. Uma nota do radiador tem o formato de “colmeia” e traz o logotipo GTS. Em relação ao Polo Highline, ou para choque dianteiro é novo e mais importante.

Na lateral, chama atenção com rodas de 17 polegadas, diamantadas, com pneus 205/50 R17 – perfil que permite ótimo equilíbrio entre conforto de rodagem e estabilidade em curvas. Para isso, colabora ou executa mais firme a suspensão, em relação à versão Highline. Ainda na lateral, o Polo GTS traz como capas dos retrovisores pintados na cor preto brilhante.

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Na traseira, o Polo GTS traz defletor na tampa do porta-malas pintado em preto brilhante e na seção inferior do pára-choque traseiro exclusivo. Como lanternas de LED, com assinatura noturna diferenciada da versão Highline. Para complementar, uma saída de escape é dupla.

Na cabine escurecida (teto, bancos e laterais da porta preta), o grande destaque são os bancos esportivos, mais firmes, que mantêm o bom apoio ao corpo em curvas. O apoio de cabeça integrado remete aos bancos utilizados em carros de competição.

O revestimento é feito com o tecido e couro, trazendo linhas horizontais que fazem referência aos bancos de modelos da década de 1980 e com a sigla GTS gravada no encosto.

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O volume é exclusivo, com acabamento em couro e costuras vermelhas e o sigla GTS na base. Detalhes na cor vermelha também estão nas molduras das transferências de ar, base da alavanca de câmbio e fitas.

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Polo GTS está disponível em opções de núcleos sólidos (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado) e metálicos (Prata Sirius, Azul Biscaia e Cinza Platina)

Polo GTS: eletrônica para desempenho

O Polo GTS é equipado com uma série de painéis digitais (Active Info Display), que diferencia a iluminação vermelha. Esse é um dos recursos eletrônicos exclusivos permitidos pela Estratégia Modular MQB.

Outro recurso é o seletor de modo de condução, que altera a personalidade do Polo GTS, afetando inclusive o motor – o motorista pode escolher entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”. Quando é selecionado o modo esportivo, entra em ação ou aciona um sonoro, que amplia o prazer ao dirigir, desencadeia mais emoção.

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Ainda no campo da eletrônica, o Polo GTS é equipado com o XDS + (bloqueio eletrônico do diferencial), que faz parte do ESC – Controle eletrônico de estabilidade (item de série).
O XDS + melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio da seleção de freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permite uma transferência de torque disponível no motor para as rodas externas.

O XDS + funciona com condições de aderência do piso. Isso resulta em dirigibilidade precisa, com mais estabilidade e agilidade nas curvas.

O ESC do Polo GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão (freio pós-colisão), recurso exclusivo na categoria.

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Uma lista de equipamentos de série traz o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento (que câmera de câmera de ré), sistema start / stop (que desliga e liga o motor parado (sem exemplo, por exemplo), e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.

Também são itens de série ou detector de fadiga, retrovisor interno eletrônico, sensores de chuva e crepuscular e driver automático de velocidade (piloto automático).

Como opcional está disponível o pacote Beats, com o sistema de som que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador, além do recurso de variação de espaço no porta-malas (salvar) e redefinir para objetos no compartimento.

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O Polo GTS está disponível em opções de núcleos sólidos (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado) e metálicos (Prata Sirius, Azul Biscaia e Cinza Platina).