Início Cidades Volta às aulas requer atenção especial à visão das crianças

Volta às aulas requer atenção especial à visão das crianças

3
Pixabay

Cada vez mais cedo, crianças e até bebês, estão tendo acesso ao uso da tecnologia, como manuseio de celulares, tablets, computadores, itens apontados de estar entre os principais culpados pelo aumento dos casos de miopia do mundo.

publicidade

Este índice de deficiência visual é tão preocupante que a Organização Mundial de Saúde (OMS) começa a tratá-lo em alguns países como uma epidemia. A estimativa é que em 2020, cerca de 35% da população mundial seja míope e que em 2050, este número tenha alcançado 52%.

A miopia ocorre quando o globo ocular é demasiado grande ou porque o cristalino (a lente que se situa no olho) tem uma distância focal demasiada curta.

publicidade

Uma das características comuns da miopia é ver mal de longe. “O míope vê claramente os objetos mais próximos e os objetos distantes não ficam nítidos. O fator genético é preponderante, mas não é o único nas causas para a miopia infantil. Se os pais são míopes, provavelmente os filhos também terão esta característica”, explica o optometrista Augusto Cesar Faria da Silva.

Sintomas

O especialista aponta que é preciso ficar atento a certos comportamentos da criança como: aproximar-se excessivamente os olhos ao caderno, livro, TV ou outro aparelho na tentativa de enxergar melhor, semicerrar os olhos para ver melhor, dores de cabeça frequentes, aparente falta de concentração e fadiga ocular. “Estes podem ser sintomas da miopia e se não forem tratados, tendem a piorar”, orienta Augusto Cesar.

A forma mais prática para corrigir a miopia é com o uso de óculos, cujas lentes irão adequar a refração da luz e fazer com que a imagem volte a ser focada.

publicidade

Portanto, é fundamental realizar exames preventivos para tratar da saúde ocular. “Na volta às aulas pode-se incluir na lista escolar um exame preventivo no optometrista, principalmente se os pais já tiverem notado alguns sintomas suspeitos na criança”, sugere Augusto Cesar.

Saiba mais 

O optometrista (antigo oculista) é o profissional capacitado para realizar exames do olho, diagnosticar falhas de refração e prescrever óculos ou exercícios apropriados. Seu foco é no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos sendo responsável pela saúde primária da visão.

publicidade

3 COMENTÁRIOS

  1. O dia que os pessoas souberam o quanto é importante os Optometristas pra SAÚDE da população, o povo não vão deixar os Oftomologistas denegrirem tanto essa profissão. Existem muitas profissões na área de saúde, que não são médicos e que trabalha na maior harmonia entre a multidisciplinaridade e nem por isso há qualquer problema, mais no caso da Optometria a briga por exame de vista é algo questionável. Uma profissão tão linda que é tratar as doenças e fazer cirurgias dos médicos. Então qual o motivo de querer brigar por EXAME DE VISTA? Pra mim é muita falta de profissionalismo e cultura mundial.

  2. Quando um ser humano é atendido por um optometrista, começa a perceber a diferença entre a qualidade de serviços e atendimentos na saúde visual.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorUnifieo realiza I Fórum de Arte e Educação na Escola Pública
Próximo artigoTV paga perdeu mais de 500 mil assinantes em 2018