23 mil pessoas são vacinadas contra o sarampo no Dia “D” em Osasco

0
Foto: Leandro Palmeira

No Dia “D” de vacinação contra o sarampo realizado no sábado (3), em Osasco, passaram pelas unidades de saúde do município e pelo posto itinerante do Osasco Plaza Shopping, 23 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início da campanha, Osasco já imunizou mais de 110 mil pessoas.

publicidade

Nas filas de vacinação, várias famílias unidas contra o sarampo. Ester Gomes Batista foi acompanhada dos filhos de 16 e 18 anos. “Os dois já tomaram a vacina, mas resolvemos fazer o reforço”, explicou.

O mesmo fez Ana Carolina de Carvalho, 23 anos, que resolveu tomar novamente a vacina. “A vacina é a melhor alternativa que temos. Na minha opinião, todos deveriam se prevenir, porque uma pessoa contaminada pode provocar a doença em dezenas de outras pessoas pelo convívio ou simplesmente por utilizar transporte público, frequentar escola, academia ou trabalho”.

publicidade

Vacinação continua

A vacinação contra o sarampo continua à disposição da população nas Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira, além de um posto volante no Osasco Plaza Shopping, de segunda a sexta, das 16h às 20h. Também podem ser imunizadas crianças com idade de 6 meses a 11 meses e 29 dias, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde.

Integram o público-alvo ainda todas as pessoas entre 15 e 29 anos, independentemente do número de doses anteriores; e pessoas de 30 a 59 anos (nascidos a partir de 1960), caso não tenham recebido, não saibam ou não tenham comprovante de vacinação.

publicidade

A vacina é contraindicada para mulheres grávidas e indivíduos imunossuprimidos.

Situação preocupante

Até quinta-feira, 1/8, Osasco registrava 31 casos confirmados da doença. A situação epidemiológica do município com relação ao sarampo, segundo a Secretaria de Saúde, é preocupante, pois a circulação do vírus está dispersa, praticamente em todos os bairros da cidade.

Comentários