A importância do nome na vida das pessoas e para as empresas

A importância do nome na vida das pessoas e para as empresas

0
Compartilhar
nomes

Muitas vezes olhamos para o nome como uma mera forma de identificação de uma pessoa, de um lugar ou de uma marca. Ainda assim, a verdade é que os nomes são muito importantes. Um nome não serve apenas para que se distinga um elemento dos demais. É, acima de tudo, um traço de identidade, de individualidade, de unicidade.

Algumas teorias da psicologia fazem a associação entre nomes e personalidades, acreditando que a escolha do nome de uma pessoa pode ter um impacto em todos os aspectos da sua vida, de uma forma positiva ou negativa.

Assim, em vários momentos da vida, quando dar um nome surge como opção ou necessidade, pensar bem sobre este poderá ser fundamental para garantir que o resultado dessa nomeação oferta à pessoa, ao local ou à marca a possibilidade de experimentar uma vivência melhor sucedida e adequada aos objetivos vigentes no momento em que o nome é dado.

Publicidade

Seja para um filho, para um negócio ou para uma terra, a verdade é que o jogo entre a sonoridade, o significado, a intenção e a permanência na memória deve ser feito, para garantir que se faz uma escolha acertada.

Além disso, principalmente na hora de dar nome a uma pessoa, deve lembrar-se de que ela irá conviver com essa mesma nomenclatura ao longo de toda a sua vida, considerando também alguns fatores de ordem social.

Publicidade

Hoje, é sobre a importância dos nomes que nos debruçaremos, para descobrirmos como este pode ter impacto na vida pessoal… e também no sucesso profissional. Venha saber mais sobre a importância do nome.

Dos nomes de pessoas ao nome da empresa

O nome das pessoas é muito importante para a sua vida e, sabendo disto, várias áreas de estudos, incluindo a psicologia e a antropologia, têm vindo a debruçar-se sobre esta questão. A relação entre o nome próprio e estruturas tão importantes da vida como a educação, a confiança, o empenho e o sucesso têm sido avaliadas com resultados surpreendentes.

Além de se tratar de um dos principais traços identitários – algo que define o indivíduo enquanto ser individual e único – o nome acompanha todo o processo de crescimento e desenvolvimento, tornando-se uma parte fulcral da personalidade de cada pessoa.
Esta é uma das razões pelas quais, no momento de escolher o nome de um filho, os pais muitas vezes se demoram a analisar as possibilidades, procurando aquela que melhor se adequa.

A questão dos nomes, no entanto, não se coloca apenas quando falamos sobre pessoas. Gerar o nome da sua empresa será tão importante quanto nomear um filho, na medida em que o nome do negócio impactará, em grande medida, no sucesso que esta possa vir a ter.

Publicidade

Um bom nome numa empresa pode fazer toda a diferença. Além de ser um dos primeiros pontos de contato entre o cliente e a loja, este é, também, parte da sua identidade enquanto marca.

Em termos identitários, o nome que escolher deve ser definidor do setor, do tipo de produto comercializado e também dos valores que regem a marca, servindo como a porta da entrada para o negócio exercido pela mesma.

Uma vez que o nome da marca terá impacto direto sobre o sucesso, é muito importante que este seja escolhido de forma sensata e seguindo as principais regras de marketing para e-commerce.

O nome da marca para alcançar o sucesso

Existem vários passos na escolha do nome da marca. Para começar, a unicidade também é importante no momento de nomear a empresa, sendo desaconselhado que escolha nomes muito óbvios ou comuns.

Publicidade

No momento de escolher o nome, evite os lugares comuns e as repetições (que sucessivamente se ouvem, por aí, em várias marcas que adotam nomes com a palavra “nacional” ou “bom”). Tenha também atenção à sonoridade e a legibilidade do nome escolhido, para garantir que este é memorável e fácil de apreender.

O nome da marca deve estar relacionado com o seu setor e os produtos que comercializa para que, desde o primeiro instante, possa estabelecer-se, entre a marca e o cliente, uma sensação de confiança, de credibilidade e de identificação.

Outro aspecto fundamental, que pode ter um forte impacto no momento de escolher o nome mais acertado para a sua empresa é o seu público-alvo. Convém que questione qual é o tipo de cliente que procura os produtos comercializados, qual a sua proveniência e a sua faixa etária. Estes são fatores que podem ter um impacto direto na escolha do nome.

Além de todos estes fatores, outra questão importante, principalmente se estiver a criar uma empresa digital, é garantir que o nome que gera para a sua empresa tem disponível um domínio de Internet simples e de fácil acesso. Este passo é fundamental para garantir que os seus clientes acessem ao seu site de forma direta e simples, melhorando o seu posicionamento e as hipóteses de sucesso.

Compartilhar

Comentários