“A vida dos criminosos em Osasco vai ser cada vez mais difícil”,...

“A vida dos criminosos em Osasco vai ser cada vez mais difícil”, diz Rogério Lins

25
Compartilhar
Foto: Italo Cardoso

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), falou sobre ações em andamento na área da Segurança Pública no município, durante entrevista ao programa “Fala a Verdade”, na TV Osasco, nesta sexta-feira (1º) – assista abaixo. “A vida para quem quer ser criminoso na nossa cidade vai ser cada vez mais difícil”, garantiu.

Entre as realizações na área, o prefeito destacou a implantação do Detecta, que deve entrar em funcionamento em março. Trata-se de um sistema de monitoramento inteligente, conveniado com o governo do estado, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como registro de veículos furtados, roubados, clonados, registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e outros relatórios inteligentes para a segurança pública.

Com o Detecta, em implantação em pontos estratégicos da cidade, explicou o prefeito, quando um veículo com registro de ocorrências como furto, roubo ou envolvimento em crimes “passa na nossa teia de monitoramento, automaticamente ele dispara um sinal para o Centro de Operações Integradas (COI)”.

Publicidade

Inaugurado no fim do ano passado, o COI mantém o monitoramento de 268 ruas e avenidas, a partir da captação de imagens em alta resolução e tecnologia. O COI também integra as forças de segurança: polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal, que poderão traçar ações estratégicas de combate à criminalidade. Com monitoramento 24 horas é possível, inclusive, a identificação facial das pessoas flagradas cometendo delitos e infrações, entre outras funções.

“Bandido aqui vai passar no nosso sistema, vai apitar na nossa central e nós vamos pegar ele. A vida para quem quer ser criminoso na nossa cidade vai ser cada vez mais difícil”, afirmou Rogério Lins ao “Fala a Verdade”.

Publicidade

O prefeito destacou ainda que essas iniciativas na Segurança são baseadas em experiências de sucesso de cidades como Barcelona, na Espanha, e Nova York, nos Estados Unidos.

“Não é radar”

Ele ressaltou ainda que as ações de manutenção nas câmeras de videomonitoramento da cidade a serem realizadas nos próximos dias para a implantação do Detecta não têm relação com a colocação de radares. “Não é radar, não tem nada a ver com indústria de multa”, afirmou.

Redução nos índices de criminalidade

Outras ações na Segurança são a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e a criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), uma espécie de “tropa de elite” da GCM. “Dobramos efetivo da guarda, [entregamos] novas viaturas, novos equipamentos. Botamos nossa corporação para fazer treinamento na ROTA”, destacou Rogério Lins.

Publicidade

O prefeito declarou que medidas adotadas pela gestão ajudaram a reduzir os índices de criminalidade em Osasco. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, no ano passado o número de vítimas de homicídio no município caiu 22,9%, os roubos em geral baixaram 20,1%, os roubos de veículos diminuíram 19% e os furtos de veículos caíram 2,4%.

Assista a entrevista completa do prefeito Rogério Lins ao programa “Fala a Verdade”, da TV Osasco, nesta sexta-feira (1º):

Fala a Verdade está no ar com presença do prefeito de Osasco, Rogério Lins

Publicidade

Fala a Verdade está no ar
com presença do prefeito de Osasco, Rogério Lins

Publicado por TV Osasco em Sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Compartilhar

Comentários

25 Comentários

  1. Coloca guardas nos parques e praças onde estão cheios de vagabundos usando drogas, esquece da função principua da segurança Municipal. Impossível frequentar parques em Osasco

  2. Guarda municipal nem era pra existir, no lugar de guardas quem era pra agir era a policia militar. Principalmente a de osasco…

    • Na humildade, quem fala isso desconhece o bom trabalho da GCM de Osasco, estão tendo até ronda ostensiva…
      Acompanhe mais de perto que você verá a diferença, desta GCM para as outras… 😉

  3. Quão infeliz são alguns comentários aqui. A falta de cultura e discernimento do brasileiro é um absurdo. Eu estou no aguardo das mudanças e o cumprimento das leis, para que tenhamos mais eficiência na conclusão do trabalho feito pela polícia. De que adianta o Prefeito aumentar o efetivo, a polícia prender e depois soltarem? E, se alguém souber de algum lugar seguro, por favor publiquem em suas redes sociais e divulguem para o país inteiro!

  4. Caramba se ficar difícil para a bandidagem ,
    Não teremos mais Prefeito nem vereador na cidade , como todos sabem o prefeito e os vereadores antes de assumir já foram levados para cadeia .
    Eo líder estava fora do Brasil . fazendo o que ninguém sabe pois .

  5. Osasco é uma vergonha…experimente falar que mora em Osasco… E veja a reação das pessoas… Aí você vai ter uma real idéia do que é ser morador osasquense…

  6. ” o bandido vai passar em nosso sistema” ? Kkkkkk… ora o pior criminoso ele não “passa”, pois é aquele do tipo almofadinha que vive infiltrado no sistema, atrás da escrivaninha, trancado ao ar condicionado, é astclucioso, assalta, mata com elegância, seja por ação ou omissão. Quem vai pegar Eles? Será a guarda municipal? Se a lei deve ser igual para todos, o ideal era fiscalizar as canetadas dos ladrões de colarinho branco.

  7. O prefeito deveria ter vergonha de tentar enganar a população! Ou será que ele acha que ninguém percebeu que os novos GCMS estão desarmados? Basta andar pelo calçadão que dá para ver os novos guardas só com o coldre! Ele deve estar achando que vai enganar alguém com essa conversa. É bom ir aproveitando os últimos anos de mandato, pois concerteza se houver bom senso aos moradores de Osasco, ele não ganha mais. Fora a guarda, ele tbm esqueceu da saúde, postos sem médicos, remédios e exames. Convido o senhor prefeito para visitar os postos e os hospitais maravilhosos que ele tanto fala.

  8. Eu morei quais 30 anos Jardim aliança estou aqui agora no interior faz uns três meses mas toda minha família moro em Osasco gostaria muito deve policiais guardas para dar mais segurança aos meus amigos familiares que mora em Osasco guardas e policiais na rua

  9. o primeiro a cair.na teia é o.senhor.seu.prefeito,o maior envolvimento de corrupcao.da historia de.osasco, fraudes e falta de remedios nas ubs,ambulâncias,e o pior sem.nehum leito.disponivel na hora…
    Agora o.senhor.vem.falar de que” o criminoso nao.passara na cidade e vamos pega-lo”por.favor …
    osasco com.o 3 maior pib do Brasil.Nao e.possivel.que ainda temos tantos problemas .
    Isso nao da pra atuar …imposto.alto ,empresas deixando.a cidade,uma empresa de onibus com monopolio na.cidade ,trocas de.favores para nao.pagar imposto ,…
    ainda o senhor.acha que so uma teia resolverá…
    por.favor !

  10. Mais segurança Sr prefeito??
    Com guardas nas ruas desarmados correndo risco de morte? Os novos guardas estão indo pras ruas com uniforme incompleto e sem armamento

Faça seu comentário

Mais notíciasPolícia vai prender traficantes e encontra também autor de homicídio em Osasco
Mais notíciasAgência autoriza reajuste de gás residencial de 9,63% a 17,93% em SP