Início Cidades Câmara de Cotia aprova Plano Diretor em sessão tumultuada

Câmara de Cotia aprova Plano Diretor em sessão tumultuada

0
Câmara de Cotia votação protesto
Foto: divulgação

A Câmara Municipal de Cotia aprovou, em meio a protestos e tumultos, o polêmico Plano Diretor, que vai permitir a verticalização da cidade e possíveis danos à áreas de proteção ambiental. Apesar dos três votos contrários da oposição e dos manifestantes presentes, o projeto passou em votação realizada nesta terça-feira (14).

publicidade

A sessão foi marcada por tensão, com o vereador Dr. Castor Andrade ameaçando acionar a Justiça após ter seu pedido de vistas negado pelo presidente da sessão.

A oposição denuncia riscos ambientais decorrentes da verticalização. Áreas verdes protegidas podem ter a legislação alterada e a alienação de espaços públicos importantes podem fazer o município perder espaços como o Mercado Municipal sem consulta popular.

publicidade

A oposição promete recorrer aos tribunais alegando irregularidades e ameaça aos interesses da cidade.

Já a oposição afirma que o projeto vai permitir a construção na cidade de prédios de até 25 andares, sem estudo de impacto ambiental, além de tirar parques como o Cemucam, o Jatobá e o Tereza Maia da chamada ZPA (Zona de Proteção Ambiental), deixando-os desprotegidos da especulação imobiliária.

publicidade