Início Cidades Confira regras para obter empréstimo consignado com garantia do FGTS

Confira regras para obter empréstimo consignado com garantia do FGTS

4
Fachada de agência da Caixa na Avenida dos Autonomistas, região central de Osasco

A Caixa disponibiliza a seus clientes, a partir desta quarta-feira (26), o crédito consignado com garantia dos recursos do FGTS. A modalidade é autorizada pela Lei 13.313/2016, que possibilita ao trabalhador oferecer, em garantia do consignado, parte dos recursos de sua conta vinculada do FGTS, nos casos de rescisão de contrato sem justa causa, culpa recíproca ou por força maior.

publicidade

Com essa medida, a Caixa pretende aumentar o volume de crédito direcionado a trabalhadores do setor privado, por meio da oferta de taxas mais competitivas aos clientes.

A determinação legal é de que a taxa máxima para a modalidade com garantia FGTS seja de 3,5% a.m.. Na Caixa, as taxas para a modalidade serão a partir de 2,63% a.m., de acordo com o perfil do empregador e do cliente pessoa física.

publicidade

Regras 

Os interessados devem preencher, dentre outros, os seguintes requisitos:

– Empregador possuir convênio de consignado ativo com a CAIXA;
– Empregado possuir margem consignável disponível para averbação de parcela em folha de pagamento;
– Empregado com vínculo empregatício de, no mínimo, 12 meses junto à empresa do setor privado;
– Cliente receber salário em conta corrente da CAIXA;
– Ter saldo de FGTS compatível com o valor do empréstimo desejado. Os valores de reserva para garantia são limitados ao somatório de 10% do saldo disponível na conta do FGTS e de 100% da multa rescisória prevista.

publicidade

As empresas que desejarem disponibilizar a modalidade a seus empregados já podem procurar a agência Caixa de relacionamento para saber como assinar o Convênio de Consignação.

O banco também coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) em caso de dúvidas, por meio do telefone 0800 726 0101.

Crédito Consignado:

O consignado é um tipo de empréstimo pessoal, cujo pagamento é descontado do contracheque ou do benefício recebido pelo INSS. A Caixa detém participação significativa desse mercado, de 18,9%, com uma carteira de R$ 61,4 bilhões.

A contratação é limitada aos valores disponíveis de garantia e margem consignável, conforme legislação.

Comentários

4 COMENTÁRIOS

  1. Tem muitas empresas que não querem credenciar, ou fazer o convênio, principalmente quando no meu caso que trabalho em um condomínio residencial administrado por uma empresa. Como são poucos funcionários, uns 9 funcionários registrados, talvez não queira fazer tal consignação. Recebo meu pagamento pelo banco Itaú s/A,
    no meu ponto de vista acho melhor a caixa entrar em contato com o empregador, ou redigir um documento na qual o empregado com o crédito em conta do FGTS tenha
    responsabilidade de cumprir todo seu empréstimo.
    Já que é um crédito do trabalhador não vejo como a caixa facilitar o acesso de crédito do trabalhador sem a prévia consulta desde que o financiado tenha conta poupança ou corrente junto a caixa. Outro porém seria liberar está linha de crédito aos bancos privados, porém com a mesma taxa da cef ou taxa menor. Quem tiver a taxa menor certamente terá um número maior de clientes.
    Desde já agradeço o espaço, e espero que muitas pessoas saibam usar este crédito conscientemente.
    Um abraço a todos !

  2. Boa noite a empresa que eu trabalho não tem convênio com a caixa mais o meu perfil se encaixa tenho cinco anos de carteira assinada e todos os documentos necessários.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPrefeitura inaugura Ecopontos do Jaguaribe e do Novo Osasco
Próximo artigoItapevi terá Resolve Fácil, uma espécie de “Poupatempo” municipal