Início Cidades Barueri “Conjuntivite”, “bebida benéfica”, “traição”… Detran mostra desculpas esfarrapadas na Lei Seca

“Conjuntivite”, “bebida benéfica”, “traição”… Detran mostra desculpas esfarrapadas na Lei Seca

0

Inspirado no Mundial, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) lançou em suas redes sociais A Copa do Mundo dos Recursos Mais Incríveis da Lei Seca. Com muito bom humor, a competição convoca os internautas a escolher a argumentação mais impressionante já analisada —e recusada!— pelas Jaris de Alcoolemia.

publicidade

Serão posts quase diários no Facebook, na página www.facebook.com/detransp, em disputas sempre eliminatórias, de desculpas como a do motorista que afirmou que se considerava inocente, pois não havia percebido que um amigo colocara cerveja com álcool na latinha de sua cerveja sem álcool. Ou a do cidadão que disse não se lembrar de passar por nenhum exame que constatasse que estivesse alcoolizado.

publicidade

Há ainda o caso de mãe que jurava que seu filho não havia bebido, mas estava com os olhos vermelhos devido a uma conjuntivite e havia batido o carro devido ao sono. Uma motorista argumentou ter ficado desnorteada e descumprir a Lei Seca após descobrir que a traição do namorado com uma de suas melhores amigas. “Fiquei sem rumo e por esse motivo me excedi um pouco na cerveja.”

Um motorista usou a desculpa de que poderia ter beijado uma garota embriagada. Outro argumentou que não se lembrava “de ter passado por nenhum exame que constatasse que eu estava alcoolizado no acidente”.

publicidade

Outro foi além: “o consumo de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho, vem sendo comprovado cientificamente como benéfico para a saúde. Previne doenças como o câncer e melhora o bom colesterol, auxiliando a prevenção de derrames e infartos, desde que consumidos com moderação. Já o consumo de refrigerantes é maléfico à saúde. Se ingeridos em excesso enfraquecem os ossos e causam câncer”.

De forma pioneira no país, o Detran.SP criou no fim de 2015 as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jaris) de Alcoolemia, específicas para julgar recursos da Lei Seca. A iniciativa tornou mais ágil e rigorosa a avaliação. Dos 37 mil recursos já analisados, 97,7% foram indeferidos.

publicidade