Doria vem a Barueri para inauguração de Centro de Diagnósticos

Doria vem a Barueri para inauguração de Centro de Diagnósticos

1
Compartilhar
Doria_Furlan
O governador João Doria e o prefeito Rubens Furlan

A inauguração do Centro de Diagnósticos de Barueri, na tarde de sexta-feira (23), terá a presença do governador João Doria, segundo a assessoria da Prefeitura de Barueri. Além da nova unidade de saúde, o evento terá a assinatura do protocolo de parceria entre a prefeitura e o governo paulista para a construção de um hospital regional.

Construído pela Prefeitura de Barueri, o Centro de Diagnósticos terá gratuitamente mais de 45 tipos de exames, implantados gradativamente conforme cheguem os equipamentos que já foram comprados, de acordo com a administração municipal. A meta é ser referência, comparando-se aos laboratórios Fleury e Albert Einstein, diz a Prefeitura.

Centro de Diagnósticos de Barueri
Centro de Diagnósticos de Barueri fica na Vila Porto

Estima-se que o local realizará mais de 38.700 exames de imagens e cerca de 407 mil exames laboratoriais ao mês.

Publicidade

Localizado na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 786, na Vila Porto, no antigo prédio da PUC, o equipamento funcionará de segunda a sábado das 7h às 19h, com exceção dos exames de polissonografia, que serão realizados durante a noite, e do laboratório, que funciona 24 horas.  Os atendimentos serão realizados conforme encaminhamentos da rede de saúde.

O Centro de Diagnósticos de Barueri

Com 18 mil metros quadrados de terreno, o Centro possui construção com três pavimentos. Dentre as principais tecnologias destacam-se a tomografia computadorizada, a ressonância magnética – primeira da cidade e com o que há de mais moderno no mundo -, raio-X digital, raio-X telecomandado (que mostra movimentos), densitometria óssea, mamógrafo digital e também com tomossíntese (tecnologia em 3D) e diversos aparelhos de ultrassonografia digitais, inclusive para exames específicos, como os da saúde da mulher e os cardiológicos.

Publicidade

No andar térreo, além da entrada com ampla área de recepção e atendimento de pacientes com baias individualizadas, há duas alas bastante importantes: o Centro de Radiologia e Ultrassonografia e o Centro de Ressonância Magnética. No mesmo andar fica o Laboratório de Análises Clínicas.

O primeiro piso reserva, de um lado, o Núcleo de Saúde da Mulher, que trará mamógrafos digitais e em 3D, densitometria óssea, colposcopia, ultrassom com elastografia de mama e a possibilidade de realizar biópsias no mesmo dia nos casos mais graves.

Do outro lado há uma ala voltada especialmente à oftalmologia e otorrinolaringologia com condições de atender a demanda completa nessas áreas; o Centro de Diagnósticos do Aparelho Digestivo, como endoscopia, colonoscopia, área de assistência social e psicologia; e também a área para exames diversos, como de sangue e urina adulto e infantil, com destaque para a área infantil, toda caracterizada para que os pequeninos se sintam confortáveis e protegidos. 

O segundo e último piso abriga a área administrativa, o Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia – um dos raros no Brasil com citologia em base líquida -; além de ala de cardiologia, neurologia e polissonografia. Lá serão disponibilizados equipamentos de ultrassom próprios para exames do coração, ECG, EG, EMG, doppler, holter, MAPA, função cardiopulmonar, esteira ergométrica, eletroneuro, estudo do sono, dentre outros. Há também um espaço reservado nesse andar para a implantação de medicina nuclear, que está em fase de estudos.

Compartilhar

Comentários