Enel deixa vazar RG, CPF e outros dados de clientes de Osasco

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Trecho de comunicado enviado a clientes da empresa neste fim de semana / Foto: Reprodução

Neste fim de semana, alguns munícipes de Osasco foram notificados pela Enel Distribuição sobre um vazamento de dados. A empresa enviou comunicados a diversos clientes afirmando que chegaram às mãos de terceiros, “por meio eletrônico e sem a autorização da companhia” informações como nome, RG, CPF, data de nascimento, número de telefone, agência e conta bancária, endereço, além de consumo estimado de energia e tipo de instalação.

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No comunicado enviado aos consumidores afetados pelo problema, a empresa alega que ainda não é possível saber se o vazamento pode ocasionar riscos significativos, mas que já deu início a uma investigação para apurar o problema. “Para reverter e mitigar os efeitos do incidente, nossas equipes desabilitaram o acesso ao banco de dados de referência”, diz.

Em nota enviada ao Visão Oeste, a Enel afirmou que “tomou conhecimento de incidente local envolvendo dados de cerca de 4% da base de clientes da companhia, todos do município de Osasco”.

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A empresa afirma ainda que iniciou, de imediato, uma verificação interna em sua base de dados, as autoridades competentes estão sendo acionadas. Além disso, “todos os clientes que tenham sido afetados estão sendo notificados direta e individualmente”.

Leia a nota na íntegra:

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A Enel Distribuição São Paulo informa que tomou conhecimento de incidente local envolvendo dados de cerca de 4% da base de clientes da companhia, todos do município de Osasco. A companhia iniciou imediatamente processo de verificação interna e está comunicando o fato às autoridades competentes. Todos os clientes que tenham sido afetados estão sendo notificados direta e individualmente.

A Enel Distribuição São Paulo segue rigorosos padrões globais de segurança da informação, baseados nas melhores práticas de mercado, e tem trabalhado continuamente para garantir a segurança de seus sistemas.

Comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. Também recebi este comunicado… Acredito que o Ministério Público deveria intervir nesta questão e determinasse que esta empresa que presta um serviço de péssima qualidade a nossa cidade, para que indenizasse coletivamente a todos os clientes que foram expostos pelo vazamento de dados.
    Meu telefone fixo parece que virou um PABX neste últimos dias… recebo ligações de todo o país dia e noite, ligações por wathsapp com perfil sem foto, solicitações de amizade nas redes sociais também sem foto de perfil… Fora o risco que estamos correndo de ter os nossos documentos falsificados para diversos fins ilícitos. Estou pensando seriamente em entrar com ação judicial para a reparação de danos. VERGONHOSO ENEL!

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