Início Cidades Barueri Hospital de Barueri inaugura departamento de Medicina Fetal

Hospital de Barueri inaugura departamento de Medicina Fetal

0
barueri medicina fetal
Unidade de cuidados para gestante e feto já está em funcionamento / Foto: Secom

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) inaugurou, em fevereiro, a unidade de Medicina Fetal, que é uma especialidade da Ginecologia e Obstetrícia, voltada para o feto e a gestante. A demanda estimada é de 140 atendimentos mensais, entre cirurgias e procedimentos.

publicidade

A especialidade trata da saúde da criança mesmo antes do nascimento, realizando a detecção e prevenção de complicações durante a gestação e que, eventualmente, podem colocar em risco também a vida da gestante.

O princípio da Medicina Fetal está na detecção e prevenção de anomalias fetais, diminuindo a taxa de óbitos neonatais, além de reduzir o tempo de uma eventual permanência do recém-nascido na UTI neonatal.

publicidade

“Sempre que forem consideradas de alto risco, como no caso de diabéticas, hipertensas e gestações gemelares, por exemplo, as gestações terão acompanhamento com a Medicina Fetal para, no caso de detecção de eventuais malformações ou alterações genéticas e qualquer situação que tenha a indicação de tratamento cirúrgico, seja feito intra útero, antes mesmo do nascimento do bebê”, explica a médica Maria Claudia de Arruda Campos, que, ao lado do médico Mauricio Saito, coordena o programa de Medicina Fetal do HMB.

Gestantes cujas condições de saúde possam alterar o desenvolvimento do bebê terão acompanhamento para que seja indicado o melhor momento do parto, além de procedimentos imediatamente após o nascimento.

publicidade

Também nos casos em que a gestante for saudável, mas o feto apresentar algum tipo de alteração, será possível um monitoramento completo da saúde do bebê para que seja feita a correção quando for necessário.

“Este programa existia somente em hospitais de alto custo. Na saúde pública, o serviço de Medicina Fetal somente era oferecido em hospitais-escola de universidades. O Hospital Municipal de Barueri, portanto, é pioneiro neste tipo de especialidade”, concluiu a médica.

Comentários