Início Cidades Igreja de Itapevi terá de indenizar vizinha por excesso de barulho, determina...

Igreja de Itapevi terá de indenizar vizinha por excesso de barulho, determina Justiça

20
Lei do Silêncio Osasco
Imagem ilustrativa

A 35ª Câmara de Direito Privado manteve sentença que condenou uma igreja evangélica em Itapevi a indenizar uma vizinha em R$ 2 mil por excesso de barulho causado por instrumentos musicais durante os cultos.

publicidade

Segundo os autos, desde que foi inaugurada, a igreja passou a provocar poluição sonora acima dos níveis permitidos, gerando perturbação no sossego da vizinhança.

Após vistoria no local, a Prefeitura comprovou que o ruído estava além do tolerável, ultrapassando os limites estabelecidos pela legislação municipal e regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A própria ré admitiu ter dificuldade em respeitar os limites sonoros em suas atividades.

publicidade

De acordo com o relator da apelação, desembargador Sergio Alfieri, “a existência do dano moral é de rigor, pois o barulho excessivo que perturba o sossego da vizinhança caracteriza uso nocivo da propriedade, ensejando o dever de indenização”.

“Se por um lado é garantia constitucional o livre exercício dos cultos religiosos, de outro não se desconhece que tal exercício não pode afetar indevidamente o direito ao sossego do indivíduo em seu lar, direito fundamental também assegurado pela Constituição Federal, sob pena de configuração de abuso de direito, o que caracteriza ato ilícito.”

O julgamento, unânime, contou com a participação dos desembargadores Melo Bueno e Gilberto Leme.

publicidade

Com assessoria TJSP

20 COMENTÁRIOS

  1. As igrejas sofrem perseguições pra cumprimento do que está na Bíblia. Cabe a nós também, se equipar tecnologicamente e levar provas de vizinhos, não importa o horário, mas existem idosos doentes, crianças que dormem, trabalhadores noturnos, que precisam dormir de dia e não conseguem por causa de sons em altura exagerada. Vamos correr atrás tbm e fazer valer a Lei para ambas as partes.

  2. Na rua da minha casa tem um bar que todo final de semana é uma dona até pra passa de carro VC fica pedindo licença, já foi denunciado a polícia veio um final de semana foi de paz,após a polícia continuou a mesma coisa foi denunciado para a prefeitura e nada, mas se caso fosse uma igreja teriam multado ou fechado a igreja.

  3. Devia funcionar para todos e é como a amiga ao de cima falou o 199 não funciona ao sábado e. Domingos porque será ?? Liga na polícia eles transfere para um numero que nunca ninguém atende acho isso muito engraçado final de semana não vejo viaturas fazendo rondas agora durante a semana fazer blitz isso dá pra fazer né !!!!

  4. Gente eu sou evangélico e existe lei pra isso é justamente por se tratar de uma igreja onde se prega a palavra de Deus tem q obedecer normas e leis e tem q se adequar o barulho tem q ser dentro da igreja e não pode incomodar os outros dentro da sua casa cabe ao pastor o responsável pela igreja tomar as devidas providências conheço um monte de igrejas q já foram notificadas e estão tomando providências tiveram q fazer o som acustico q pra nao sair da igreja e tbem abaixar o volume do som isso é lei independente de bar ou bailes a lei está pra ser cumprida

    • Irmão Marcelo vc falou tudo, o que falta é respeitar o próximo, moro em Jandira a 20 anos, há 2 anos veio uma igreja em frente da minha residência, tivemos vários problemas de barulho, o culto nunca foi problema, pois sempre termina às 22:00, só que os irmãos ficavam conversando na rua e isso incomodava muito pois acordo cedo p ir trabalhar, mas graças ao bom Deus que esse ano as coisas estão caminhando muito bem, procurei a prefeitura e tive todo respaldo, acredito que bom diálogo resolve, se não resolver tem que buscar meios legais, a LEI existe p todos é só cumprir.

  5. Tbm acho um absurdo que lei é essa que funciona para uns e outros nao??em cada esquina do meu bairro tem buteco e musica alta droga cachaça e ninguém faz nada, uma igreja o maximo que pode ter um culto é ate as 21:00 horas e o bar fica aberto a noite toda e nada acontece!! Acho que algo ta errado nao??

    • Concordo, mas um erro não justifica outro, nunca!!! Somos chamados ao evangelho para ser luz do mundo e não para medir força com o mundo! Quando mais os que fazem a vontade do mundo errar, mais temos que procurar acertar!!! Muitas igrejas locais estão sendo odiadas pelos vizinhos quando nem quem está “dentro” não suporta mais tanto barulho!!! E, chega de sofismas e comparações infantis e sem lógica!!! Temos que em paz, se possível, reividicar contra o barulho do bar, da pizzaria, do campo de futebol e, principalmente, dos cultos e manifestações religiosas que querem ensinar a sociedade regras morais e, às vezes, agridem a saúde e sossego das pessoas se fazendo de vítima: “perseguidos pelo amor do Evangelho”. Até parece!!!

  6. Se a lei é para todos, porque só funciona para alguns. No bairro onde moro fica um bar a noite toda fazendo zuada, venda de drogas, prostituição com som altíssimo até às 06 da manhã. Pô ninguém merece, se reclamar é perigoso até morrer por isso. Daí vem alguém reclamar de barrulho de igreja, esses estão dentro da lei pois depois das 22 hrs não incomoda mais ninguém. Isso é perseguição mesmo..! Vai pro inferno doido.

  7. Tive um vizinho que ligava o som em volume absurdo de sexta às domingo. Ao procurar a justiça me pediram para não tomar nenhuma medida contra ele, pois eles não iriam me proteger caso ele viesse a me agredir já que se tratava de um marginal. Processar igreja é fácil.
    Creio que ninguém tenha o direito desobedecer a lei, se a igreja ultrapassou os limites legais deve pagar por isso mas a lei deve servir para todos!

  8. Sabe o que revolta?

    Quando ligamos para reclamar de barulho som automotivo de carro no fim da rua tremendo os vidros de casa às duas da manha, a guarda municipal cai na caixa postal e a polícia militar transfere para um outro canal de atendimento, porém ficamos mais de 1hora e ninguém atende .

  9. Tenho vizingis dos dois lados, um lado aluga a piscina todo o final de semana com aquel funk podres e nogentos com palavrões , tem fim de semana que não consigo dormir com o som tão alto que treme até as paredes. Chamei a polícia e me falaram que não podiam fazer nada porque era uma casa particular e nós teríamos que aguentar.

  10. Pra igreja a lei funciona? Porque não pros botecos da vida que perturba de segunda a domingo não? Será porquê nas igrejas tem bíblias e nos botecos têm armas? Não concordo com igrejas que faz barulhos pois Deus não é surdo. Mas dois pesos e duas medidas não é certo. Os bons bar e casas de shows e muito necessário na cidade. Mas tem muitos lugares fora da ordem e muitos barulhentos

  11. Eu tenho esse problema com vizinhos, roda vez que eles faz festa não consigo dormir. Pois o barulho é insuportável. Sempre solicito a guarda ou a PM e nunca eles vieram no local e eu pergunto pra que serve essa lei se não resolve. Não sei mais o que fazer porque cada festa que tem é uma tortura.

  12. Este é um caso de indenização raro, entre dezenas de pessoas que sofrem pelo mesmo mau. Ainda mais em Itapevi. Meus pais sofrem com este mal a 15 anos e ninguém faz nada! Eles já cansaram de ir na Delegacia, Prefeitura, até promotoria pública e não é tomado nenhuma providencia. Estes anos todos os que estão ganhando é idas ao pronto socorro devido ao stress causado, ficando com a saúde cada vez mais debilitada.. lembrando que são idosos. Ameaças verbais, físicas, até ameaça de morte por partes dos perturbadores do sossego… e ninguém faz NADA. Sabe, porque ?? por as “vitimas” além de serem idosos. são pobres e os “réus” são valentões e ricos eles se acham o dono do pedaço. Um verdadeiro descaso por parte das autoridades.. não existe lei para quem é pobre. Infelizmente a realidade é essa!! Ninguém quer saber de “mexer em vespeiro”. Lembrando mais uma vez… que todas as tentativas de conciliação foi executada perante aos perturbadores e o que as vitimas ganharam até os dias de hoje foi um CALA BOCA senão você morre! Legal né??? Afff desrespeito passou longe…… esta é a realidade!!!!!

  13. Na minha rua tem um bar que todo final de semana é um verdadeiro pandemônio,amanhece o dia e ninguém faz nada,mas o mundo jaz no maligno

  14. Que essa punição aplicada a esta Igreja, possa se expandir, a Bares que fica lado de residência, a pessoas que curti aquele som nos veículos, som este que muitas vezes tira nosso direito de ouvir o som da nossa própria TV dentro de casa.
    Sem contar os bailes Funk.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMRV abre seleção para trainees com salários de R$ 4.600
Próximo artigoSuper Pizza Pan presenteia clientes com pizza doce no aniversário de Osasco