Itapevi vive crise na coleta de lixo e Prefeitura decreta Estado de...

Itapevi vive crise na coleta de lixo e Prefeitura decreta Estado de Emergência

4
Compartilhar
Empresa responsável "abandonou" a cidade, segundo prefeito, e levou caminhões utilizados no serviço embora / Foto: divulgação

A cidade de Itapevi enfrenta uma crise na coleta de lixo. A Enob Ambiental, empresa responsável pelo serviço “abandonou” o município, segundo o prefeito Igor Soares. Nesta quinta-feira (6) foi entregue aviso prévio a mais de 250 funcionários e os caminhões utilizados na coleta foram levados embora, afirmou.

A empresa alega falta de pagamentos por parte da Prefeitura, que nega. “Todas as notas fiscais emitidas de janeiro de 2017 a abril de 2019 foram pagas em dia. A única nota em aberto é a de maio, emitida no dia 17, e que estamos em fase final de checagem”, diz o prefeito.

A Prefeitura decretou Estado de Emergência para enfrentar a crise do lixo. “Isso permitirá que a administração municipal utilize caminhões próprios para recolher o lixo na cidade até que a situação retorne à normalidade”, afirma a administração municipal em nota oficial (leia abaixo).

Nota oficial da Prefeitura de Itapevi sobre a crise na coleta de lixo:

Publicidade

“Sobre a paralisação na coleta de lixo em Itapevi, a Prefeitura informa que sempre esteve em dia com os pagamentos e está em dia com os reajustes solicitados pela empresa Enob Ambiental (Eco Ita), responsável pelo serviço.

Tudo foi pago de janeiro de 2017 até abril de 2019 – e sempre no respectivo mês.

Publicidade

A fatura de maio deste ano está em análise técnica devido à obrigação legal e contratual da administração municipal em descontar os valores decorrentes de falhas e omissão nos serviços mal prestados pela empresa, e também em razão de penhoras trabalhistas que ocorreram nas contas da Prefeitura, uma vez que a empresa não vem honrando suas obrigações trabalhistas, segundo decisões proferidas pela própria Justiça do Trabalho.

Ao mesmo tempo, a administração municipal já solicitou todas as certidões fiscais e índices econômicos legais, mas até agora a empresa não entregou nenhum documento, mostrando que a gravíssima situação de insolvência do contrato decorre da problemas bem anteriores à fatura de maio.

Também é importante esclarecer que a Lei 8.666/93 (art. 78, XV) determina que a empresa não pode paralisar ou encerrar os serviços antes do prazo de 90 dias que a administração municipal tem para pagar a nota fiscal de maio.

Por isso, a paralisação ocorrida em Itapevi na presente data é absolutamente ilegal. A Prefeitura irá agir dentro da lei, buscando retomar os serviços o mais rápido possível para solucionar o transtorno.

Publicidade

Nesse sentido, a Prefeitura decretou nesta quinta-feira (6) Estado de Emergência no município. Isso permitirá que a administração municipal utilize caminhões próprios para recolher o lixo na cidade até que a situação retorne à normalidade”.

 

Logo cedo, concedi entrevista ao ao repórter Tiago Scheuer, do Bom Dia São Paulo, apresentado pelo jornalista Rodrigo Bocardi.

Publicidade

*Infelizmente, nossa cidade foi abandonada pela empresa de coleta de lixo.* A Enob Ambiental, também conhecida como Eco Ita, entregou ontem o aviso prévio aos mais de 250 funcionários e levou embora todos os caminhões que eram usados em Itapevi.

Para piorar, a empresa mente ao informar que não pagamos. *Todas as notas fiscais emitidas de janeiro de 2017 a abril de 2019 foram pagas em dia*. A única nota em aberto é a de maio, emitida no dia 17, e que estamos em fase final de checagem.

*Peço a colaboração e compreensão dos moradores. É uma situação difícil para todos nós, mas com fé e Deus e muito trabalho vamos vencer está crise!*

#igorsoares

Publicado por Igor Soares em Sexta-feira, 7 de junho de 2019

Compartilhar

Comentários

4 Comentários

  1. É uma vergonha isso onde já se viu não ter coletores pra recolher o lixo.A cidade tá um horror lixo em todo canto. E esse negócio que vai passar outro caminhão recolhendo eu não vi nada Até agora ,no meu bairro não passou nada e os lixos só se acumulando uma vergonha. Itapevi está em estado deplorável.

  2. Parabéns seu Igor soares pela sua falta de competência e não é só na parte de lixo não,Vamos parar de gastar dinheiro público em praças e por onde pessoas q passam por Itapevi vejam e falam nossa como Itapevi está bom está bonita pq isso é marketing,o senhor é muito marcketeiro enquanto isso o resto da cidade continua na mesma ou pior pq faltar uma gases uma faixa num postinho de saúde pra se fazer um curativo é uma vergonha pra vc q gosta de fazer campanha de q Itapevi está bom q está melhor eu já fui três vezes na UBS do Jd Paulista e é vergonhante não se tem material nem pra fazer um curativo lá e muito menos pra se fazer em casa toma vergonha na cara prefeito e começa a gastar nosso dinheiro com o q realmente precisa q é a saúde segurança e educação

Faça seu comentário

Mais notíciasIdoso que desapareceu em Barueri é encontrado pela família
Mais notíciasProgramação do Kinoplex Osasco – de 06 a 12 de junho