Motoristas e cobradores de ônibus de Carapicuíba vão fazer teste de covid-19

0
carapicuíba teste covid-19
O publico-alvo será testado no Ginásio Ayrton Senna / Foto: divulgação

Entre esta quinta-feira e sábado (8), motoristas, cobradores e fiscais que trabalham no transporte coletivo das empresas de ônibus municipais de Carapicuíba vão realizar o teste de covid-19. Por meio da iniciativa “Dados do Bem”, da Prefeitura, mais de cinco mil moradores já foram testados no município.

publicidade

Para realizar o teste e receber o resultado é necessário baixar gratuitamente no celular Android ou iOS o aplicativo “Dados do Bem”, e levar preenchido o formulário disponibilizado nas empresas de ônibus, além de RG e crachá. O público-alvo selecionado será testado mesmo não apresentando sintomas da covid-19, por isso, neste caso, não é necessário responder ao questionário de autoavaliação do aplicativo.

carapicuíba teste covid-19
Foto: divulgação

Os testes são realizados no Ginásio Ayrton Senna (Seninha), que fica na avenida Antonio Faustino dos Santos, 98, na Cohab 5 . Caso o resultado seja positivo, o paciente poderá indicar até cinco pessoas para que também sejam testados. Nas próximas etapas da iniciativa, os coletores de lixo, taxistas e motoristas de aplicativo registrados no município, também devem fazer o teste.

publicidade

O tipo do teste é o de biologia molecular, conhecido como RT-PCR, que detecta a doença em seu estágio inicial, através da identificação do material genético do vírus em secreções da mucosa nasal e da garganta. Esse teste é utilizado massivamente em países considerados exemplos no controle da Covid-19, como a Alemanha e a Coreia do Sul.

Testagem em massa

Em duas semanas, mais de cinco mil moradores já realizaram o teste de coronavírus (RT-PCR e rápidos) pelo aplicativo Dados do Bem. De acordo com a administração municipal, cerca de 1.100 pessoas apresentaram resultado positivo para a covid-19.

publicidade

A Prefeitura já adquiriu mais de 40 mil testes para realização da testagem em massa. “Além de salvar vidas e cuidar da saúde da população, a testagem em massa nos ajuda a traçar estratégias de combate ao coronavírus em locais específicos, diminuindo a circulação do vírus”, explica o prefeito Marcos Neves.

A iniciativa combina inteligência epidemiológica e big data para o acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus na cidade. Ao todo, mais de 10 mil carapicuibanos já baixaram o aplicativo Dados do Bem.

Comentários