“Osasco vai estar bem mais segura até o Natal”, diz secretário de Segurança

17
O secretário de Segurança de Osasco, Adilson Custódio Moreira, discursa durante cerimônia de posse de novos guardas civis municipais / Foto: Ivan Cruz

O secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco, Adilson Custódio Moreira, diz que, com a duplicação do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) nas ruas, que será efetivado até o final do ano, “a cidade vai estar bem mais segura” até o período de festas de fim de ano.

publicidade

Hoje a GCM osasquense tem cerca de 220 guardas. E em breve terá o reforço de mais 200 agentes de segurança, dos quais 150 estão em treinamento e 50 estão para iniciar a preparação para atuar nas ruas.

“As famílias de Osasco poderão ficar mais tranquilas neste Natal, Ano Novo, nas festas, que a cidade vai estar bem mais segura”, afirmou Adilson Moreira, em entrevista ao Visão Oeste.

publicidade

O secretário destaca ainda que, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, nos últimos meses Osasco registrou redução nos roubos de celular, carros e cargas.

Ele atribui a melhora nos índices a ações como a Operação Amanhecer Seguro, na qual os GCMs fazem o patrulhamento no período da manhã nos arredores de pontos de ônibus e locais de grande movimento de pessoas a caminho do trabalho.

publicidade

Romu será “tropa de elite” 

Para os próximos meses, o aumento do efetivo vai permitir a criação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), uma espécie de “tropa” de elite da GCM.

“A Romu vai atuar 24h e deve ter cerca de 80 guardas. Os guardas vão ter um treinamento diferenciado, vamos mandar para treinamento com a Polícia Civil, Militar, Exército”, explicou Adilson Custódio Moreira. “Ao invés de ocorrências pequenas, eles [os agentes da Romu] vão estar mais voltados ao apoio e às rondas ostensivas”. Haverá também reforço na ronda escolar, destacou.

Combate aos pancadões 

O secretário afirmou ainda que os pancadões têm diminuído em Osasco, graças à atuação preventiva. “Antes de começar o pancadão, nós chegamos e ocupamos o território, para não ter confronto, não machucar ninguém”.

Uma dificuldade para combater os pancadões é o fato de eles não terem locais fixos e os “fluxos” acabam migrando para outros pontos após a ação das forças de segurança. Por isso, o secretário pede que a população denuncie os pancadões por meio da central 156 da Prefeitura.

Ele diz que chega a receber pessoalmente em seu gabinete munícipes que querem reclamar dos bailes ao ar livre e outros problemas.

Lei do Silêncio 

Outro alvo frequente de fiscalização tem sido o cumprimento da Lei do Silêncio. Dezenas de estabelecimentos foram autuados ou lacrados nos últimos meses devido a som alto à noite e outras irregularidades.

Uma equipe de fiscalização composta por um fiscal, três guardas à paisana e viaturas da Guarda Civil e da PM vistoriam todas as noites o cumprimento da Lei do Silêncio em Osasco.

“Me reuni com vários comerciantes e expliquei que eles precisam trabalhar e a população precisa dormir. Quem se adequar, vai continuar trabalhando. Quem não se adequar, estiver irregular, infelizmente vamos fechar, o que não é o que a gente quer. Queremos que todos trabalhem, mas dentro da legalidade”, afirmou Adilson Moreira.

Comentários

17 COMENTÁRIOS

  1. Osasco é referência cidade grande cresceu muitos nesses últimos anos … Gerou muito emprego mais os prefeitos anteriores não se preocupou com segurança Osasco em sua criação a 28 anos atrás tinha 500 agentes. Hj com esses 200 novos guardas ainda vai ficar a desejar com 420 guardas…
    Osasco hoje deveria ter 2.000 agentes … Cidades bem menor que Osasco como Barueri tem 200.000 habitantes tem 600 guardas. Vamos rever isso secretarios e prefeito.

  2. Acho que você deveria se informar melhor Paulo, primeiro que esses bairros estão com frequência do efetivo da GCM e segundo vá ler a lei 13022/2014 e o Susp, pra depois falar de cuidar de patrimônios ou poder de polícia. Fica a dica.

  3. ROMU é Segurança Pública Municipal de sucesso em vários municípios. Osasco está tem que se atualizar e se atentar as mazelas que o país e a cidade vivem. Mais segurança nas ruas. Bora implantar esse pelotão de ROMU tbm na nossa cidade.

  4. Por gentileza, maior segurança em torno da estação de Osasco, roubos frequentes dentro da estação.

  5. Aqui no Jardim Santa Maria o roubo de celulares e assalto ao comércio acontecem diariamente. Nenhuma viatura patrulha o bairro com frequência. Motoqueiros assaltam os trabalhadores no caminho de casa para os pontos de ônibus…TODO DIA!!! Batem nas mulheres e levam bolsas. Um absurdo, pagamos impostos e nada de segurança. Pancadão então… É marca registrada do bairro, um inferno.

  6. A secretaria de saúde deve estar com os dados da cidade errada, porque pelo contrário do que dizem, aumentaram os roubos de celulares e assaltos e a respeito da operação madrugada segura eu nunca vi a guarda municipal em lugar nenhum, um absurdo bairros como Veloso, Conceição, novo Osasco estão entre os mais perigosos

  7. Osasco é uma terra sem lei, pessoas são assaltadas diariamente em qualquer dia e a qualquer hora, principalmente nos bairros, Veloso, Conceição, novo Osasco, não se vê um carro de polícia nas rias, guarda civil muito menos, eles só cuidam do patrimônio da cidade, não fazem mais nada

  8. Vai virar um merda eles já são folgado eles bate sem pergunta esses dia batero no muleque do porque tava na frente da casa dele betero na menina tava vindo da faculdade aqui no Veloso Av Musical são tudo folgado tá serto seu secretário porque não é vc ne eles até muta aqui na favela o pancadăo não é aqui na favela são eles que sai espancando o povo

    • Primeiro vai aprender a escrever analfabeto, segundo deve é vc quem gosta de viver em favela e acha que pode fazer o que quer, sem respeitar o próximo.

    • Acho que a questão da ortografia já foi muito bem citada. Segundo, se você e metido a mala, paga pau de bandido tem que aprender da pior forma mesmo, afinal, não deve nem respeitar seus pais, quanto menos polícia. Quer pancadão, liga o som na orelha dos seus pais aí e sai arrebitando essa bunda seca na cara deles seu lixo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEstação Osasco: passageira com deficiência desabafa contra elevadores quebrados e tem milhares de visualizações
Próximo artigoOsasco terá Bilhete Único até 2020, afirma Rogério Lins