Início Cidades Barueri Prefeitos de Osasco, Barueri e região vão reforçar pedido de reabertura do...

Prefeitos de Osasco, Barueri e região vão reforçar pedido de reabertura do comércio a Doria

0
prefeitos quarentena
Prefeitos se reuniram na manhã desta quarta para discutir possível reabertura gradual do comércio / Foto: reprodução

Após o governador João Doria anunciar, na tarde desta quarta-feira (3), a manutenção da quarentena nos moldes atuais até 15 de junho, prefeitos de Osasco, Barueri e região afirmaram que vão reforçar o pedido para que as cidades sejam incluídas na segunda fase do plano de retomada da atividade econômica definido pelo governo do estado.

publicidade

Atualmente, as cidades da região estão na fase “vermelha”, que permite apenas o funcionamento do comércio e serviços considerados essenciais. Havia a expectativa de que o governo paulista anunciasse nesta quarta a inclusão dos municípios na fase “laranja”, na qual poderm abrir, com uma série de restrições: comércio, shopping, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias.

reabertura comércio osasco
Divulgação/Governo de SP

Na manhã desta quarta, inclusive, houve uma reunião de prefeitos da região em Barueri para discutir a expectativa da liberação para a retomada gradual das atividades comerciais.

publicidade

Após a coletiva de Doria, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, declarou, por meio das redes sociais: “Estamos lutando para que o estado coloque nossas cidades na fase laranja, por isso, listamos todos os leitos de UTI e provamos que já temos qualificação. Vamos reforçar o pedido ao Estado para que boas notícias sejam anunciadas. Estamos unidos pela economia e pela saúde da nossa gente”.

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, havia dito que a cidade “atende 100% dos requisitos técnicos para a retomada das atividades”. Em Itapevi, o prefeito Igor Soares havia anunciado que apresentará nesta quinta (4), um plano de reabertura gradual do comércio.

Doria declarou que, apesar da pressão dos prefeitos, “a retomada da economia será feita de forma gradual, segura e amparada pela ciência”. “Não há pressão de prefeitos, de empresários, do governo federal. Nenhuma pressão será adotada como princípio para a tomada de decisões”, afirmou o governador nesta quarta. “As decisões são com base em indicadores de saúde”.

publicidade

O governador declarou ainda que “nenhum prefeito vai transformar a sua cidade numa festa de abertura. E nós saberemos exigir isso dos prefeitos. Estamos seguros que essa é uma linha que todos estão seguindo”. De acordo com Doria, prefeitos que flexibilizarem a quarentena contrariando as determinações do governo do estado vão responder na Justiça.