Primeiro Ecoponto de Osasco deve ser entregue em setembro

5
O espaço também receberá academia ao ar livre, com equipamentos para atividades físicas, bancos, jardinagem e iluminação com lâmpadas de Led / Foto: Jean Bueno

O primeiro Ecoponto de Osasco está em construção na rua Theodoro de Souza Brandão, 1.020, no Jardim Novo Osasco e deve ser entregue até o fim de setembro, de acordo com a Prefeitura. O espaço também receberá academia ao ar livre, com equipamentos para atividades físicas, bancos, jardinagem e iluminação com lâmpadas de Led.

publicidade

Outras duas unidades, de um total de 20 previstas no projeto, devem ser instaladas no Jaguaribe (Rua Fernando Miolin) e Jardim Mutinga (Avenida Ônix).

Nesses espaços serão instaladas caçambas para descarte de materiais inservíveis, dentre eles os recicláveis como papel, papelão, vidro e plástico. Os materiais poderão ser depositados gratuitamente. As caçambas serão distintas para cada tipo de material.

publicidade

Equipes da Secretaria de Serviços e Obras fazem diariamente a coleta de entulhos despejados em locais irregulares e em pontos viciados da cidade. Em 2017 foram recolhidas 8.161 toneladas de entulhos.

O descarte irregular configura crime ambiental, previsto em Lei, e prevê multa de mais de R$ 15 mil, além de apreensão do veículo do infrator. As denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas pela Central 156 ou pelo telefone 3651-7080.

publicidade

Ecopontos 

São equipamentos destinados à entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos sólidos (sobras da construção civil, móveis, poda de árvore, além de papelão, papéis, metal, plástico e vidros) e integram o Plano de Política Nacional de Resíduos Sólidos, sob a Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Osasco (Lei nº 4.763, de 10 de junho de 2016).

O projeto visa ainda a inserção social das comunidades do entorno dessas áreas, com a geração de emprego e renda, por meio de cooperativas de coleta seletiva, além de ações de Educação Ambiental para garantir um bom desempenho dos serviços.

“Estamos implantando estas unidades para que a população dê a destinação correta para os materiais inservíveis. Vamos avaliar os resultados, para que futuramente possamos ampliar o serviço”, disse Cláudio Monteiro.

Rogério Lins avaliou os benefícios da implantação dos Ecopontos. “Com a destinação, a cidade ficará mais limpa, diminuindo assim a criação de pontos de alagamentos e risco de doenças”.

Comentários

5 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente, os governantes trabalhando em benefícios do meio ambiente. A cidade cresce abruptamente, em terrenos que residiam uma família, são construídos prédios com inúmeras famílias. E o sistema de esgoto? Água??? Continuam da mesma maneira, sem reformas e ampliações. Isso que causa inundações e desequilíbrio ao meio ambiente. Parabéns pela iniciativa, antes tarde do que nunca.

  2. Gostaria de saber quando vai ser instalada uma creche uma área de lazer no centro de osasco pois até o momento não temos nenhuma espaço tem , tem vários galpões abandonados das empresas que foram embora daqui…

  3. Gostaria de saber quando vão afastar o final da avenida Sport clube paulista, 3462. Moro lá a 30 anos e até o hoje por falta de asfalto e iluminação vira um ponto para ser descartado entulhos. Por favor prefeito olhe por nós, confiamos em você. Eu e as 40 famílias da rua votamos em você.

  4. Boa tarde
    Finalmente vai ter um ecoponto ,a doze anos que moro em Osasco, tenho que levar o lixo reciclável para são Paulo,ex: supermercado grande e ponto de reciclagem pois os catadores ficam escolhendo o que bem quer.

  5. Parabéns a essa administração de Osasco! Há anos questiono a prefeitura sobre essa questão e sempre recebi desculpas esfarrapadas. Finalmente! Agora sim Osasco melhorará.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRomance e Café em espetáculo na Escola de Artes de Osasco
Próximo artigoMcDonald’s realiza McDia Feliz também pelo iFood